Brasília (DF), 07/02/2023 – A Embratur declarou oficialmente apoio à candidatura da cidade de Bonito (MS) na disputa para sediar o evento AdventureELEVATE 2024, organizado pela Adventure Travel Trade Association (ATTA), maior associação de ecoturismo do mundo. O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, formalizou o apoio à candidatura em reunião realizada nesta terça-feira (7/02) com Bruno Wendling, presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur).
O evento “AdventureELEVATE” reúne operadores do turismo de viagens de aventura de todo o planeta. Neste ano, será realizado em maio, na cidade de Maine, nos Estados Unidos. Para 2024, Bonito concorre com outra candidatura do Equador. A cidade sul-mato-grossense é o primeiro destino “Carbono Neutro” de ecoturismo no mundo, com certificação reconhecida pela ONU (Organização das Nações Unidas) no fim do ano passado.
“Era uma cidade disputando contra um país. Infelizmente, nos últimos anos, a Embratur não participou como deveria da promoção do ecoturismo do Brasil. Nós, do Mato Grosso do Sul, que em muitas ocasiões passamos a participar representando o Brasil. Agora ficamos felizes com essa retomada de protagonismo que nosso país precisa ter neste segmento”, explica Bruno.
“Assim como estamos ao lado de Belém na disputa pela COP-30, que é fundamental, estamos com Bonito. A Embratur é também a casa do ecoturismo e pretendemos retomar tudo o que foi interrompido”, comprometeu-se Marcelo Freixo.
Compromisso ambiental
O presidente da Fundtur destacou a importância da conservação ambiental para o turismo. “Eu fui ao evento da ATTA na Suíça no ano passado, e eles foram claros ao dizer que não consumirão mais destinos que não tenham essa pegada ambiental. Eu não vou para o seu país, não quero te consumir”, disse Bruno, que exaltou a criação de um núcleo de sustentabilidade dentro da Embratur pela atual gestão.
“O Brasil que a Embratur vai promover é o Brasil que a gente quer que exista. É o Brasil com uma pegada ecológica, da preservação, da redução de emissões. E o mundo vai entender isso, e vai querer visitar o Brasil que a gente está fazendo. O recado é: nos ajude a ser o Brasil que você quer visitar”, disse Freixo.