CONECTIVIDADE

Presidente da Embratur se reúne com Gol e Latam

Freixo quer fazer parcerias com empresas para trazer mais estrangeiros ao Brasil
Ricardo Valarini/Embratur
O novo presidente da Embratur tem intensificado o diálogo com todos os atores do setor

São Paulo (SP), 09/02/2023 – Parceria para criar sinergia entre a promoção internacional do Brasil e a ampliação da malha aérea para trazer mais visitantes estrangeiros ao nosso país. Esse foi o foco das reuniões do presidente da Embratur, Marcelo Freixo, com o CEOs da Gol, Celso Ferrer, e da Latam, Jerome Cadier. Os encontros aconteceram na manhã desta quinta-feira (09/02) e fazem parte da agenda de Freixo com o trade de São Paulo.

 

Também participaram do encontro o presidente da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR), Eduardo Sanovicz, e a diretora de Marketing da Embratur, Jaqueline Gil.

 

Menos de um mês à frente da Embratur, o novo presidente tem intensificado o diálogo com todos os atores do setor, com o objetivo de que todo o ecossistema do turismo passe a atuar em sintonia, para fortalecer o turismo.

 

“Quero ter uma relação de parceria e transparência com as empresas aéreas. Nossos objetivos são os mesmos. Todos nós queremos que o Brasil seja um destino turístico mais competitivo no exterior para trazermos mais visitantes. Isso significa mais emprego, renda e desenvolvimento”, disse.

 

Freixo destacou que essa sintonia é crucial para que as ações da Embratur sejam mais eficientes e obtenham os resultados desejados. “A promoção do Brasil lá fora tem que estar casada com todos os operadores, principalmente com as empresas aéreas para que os turistas tenham oferta para chegarem ao nosso país”, explicou.

 

O CEO da Gol, Celso Ferrer, ressaltou a importância do diálogo e da parceria para reerguer o turismo no Brasil. “Fico muito feliz em iniciar esse diálogo com a Embratur para trabalharmos de forma estratégica”, afirmou.

 

Jerome Cadier também destacou a importância da promoção para que mais visitantes queiram conhecer o Brasil. “Eu quero que o turista tenha o desejo de vir para cá. Queremos que o turista estrangeiro veja como o nosso país é legal e nos visite. Esse papel de promoção é muito importante para a Embratur desempenhar com eficiência. Fico feliz que esse canal tenha sido aberto”, ponderou.

 

*Veja mais imagens da agenda com as companhias aéreas neste link.

 

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.