FEIRA DE LISBOA
Brasil tem potencial para voltar a atrair 350 mil turistas portugueses por ano, diz presidente da Embratur
Marcelo Freixo está em Portugal para participar da Feira Internacional de Lisboa e promover o turismo brasileiro

28/02/2023 – O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, está em Portugal para participar da Feira Internacional de Lisboa, que acontecerá entre os dias 1º e 5 de março. Nesta primeira viagem da nova gestão da Embratur, o presidente destacou que o Brasil tem potencial para dobrar a quantidade de turistas portugueses que visitam o Brasil todos os anos. O evento será aberto pelo presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Souza, e reunirá 32 co-expositores brasileiros entre 75 destinos internacionais presentes.
“Em 2019, antes do início da pandemia, pouco mais de 176 mil turistas portugueses estiveram no Brasil. Em 2005, esse número era 357 mil. A nossa meta é colocar o turismo do nosso país nesse patamar novamente, através do investimento em inteligência e segmentação de ações para que nossos destinos sejam mais competitivos. Nós vamos retomar as parcerias com os profissionais portugueses, especialmente companhias aéreas, operadores e agentes de viagens”, avaliou Freixo. Em 2022, 149.747 visitantes lusitanos vieram ao Brasil.
Atualmente, o segmento mais procurado pelos turistas portugueses é o sol e praia. Ele corresponde a 55% do total, enquanto o turismo de natureza e o relacionado a cultura respondem a 20% casa um. Para o presidente da Embratur, com inteligência estratégica e foco na segmentação, é possível melhorar a performance nestes dois segmentos sem descuidar dos destinos relacionados a sol e praia.
“Temos um leque amplo de experiências turísticas. Explorando essa diversidade de destinos e apostando na segmentação estratégica dos mercados, nós vamos melhorar nosso desempenho. Hoje 93% dos portugueses que visitam o Brasil querem retornar, nosso potencial de crescimento é enorme”, afirmou.
O presidente ressaltou que o Brasil vive um novo momento, de reabertura para o mundo, e que o turismo tem um papel fundamental na promoção do diálogo e da cooperação internacional. “Nós retomamos o uso da Marca Brasil na promoção do nosso país para dar um recado: o Brasil da sustentabilidade, da diversidade e da democracia está de volta. Estamos vivendo um novo momento e o nosso país está braços abertos para o mundo”, anunciou.
Notícias recentes
Presidente da Embratur negocia na Câmara dos Deputados benefício fiscal para setor do turismoAVISO DE ABERTURA DE SESSÃO PÚBLICA DE SERVIÇOS DE PUBLICIDADE – EMBRATUR/GPPMD nº 02/2022
Joinville (SC) será o próximo destino de capacitação da Embratur
Embratur, GRU Airport e Condor debatem retorno de voos Alemanha-Brasil
Conectividade em alta: Embratur participa de lançamento da Jetsmart de voos Brasil-Chile e Brasil-Argentina
Embratur participa do 4º Fórum CLIA Brasil 2022
Em Guayaquil, Embratur se reúne com associações para criar oportunidades de negócios
Morro de São Paulo (BA) é o próximo destino do workshop da Embratur
Roadshows pela Europa: Embratur inicia ciclo de rodada de negócios
Gestores de turismo de Recife (PE) recebem capacitação para promover turismo internacional
Ver mais notícias