PRÊMIO INTERNACIONAL

Brasil é eleito o melhor expositor das Américas e Caribe na Feira Internacional de Berlim

Repaginado pela nova gestão da Embratur, estande do país foi reconhecido pela autenticidade. receptividade e praticidade da estrutura
Axel Kammann/Embratur
A Embratur esteve ao lado de 47 coexpositores do Brasil, entre destinos e empresas privadas

09/03/2023 – O Brasil foi premiado como o melhor expositor das Américas e Caribe na Feira Internacional de Berlim (ITB). A honraria foi concedida nesta quinta-feira (9/3), durante o encerramento do evento, pela Escola Internacional de Negócios CBS. A instituição reconheceu a praticidade da estrutura montada pela Embratur, a autenticidade do espaço – destaque para a gastronomia nacional oferecida –, além da receptividade da equipe, engajada em captar negócios e turistas.

Disposta a reconstruir a imagem do Brasil internacionalmente, a nova gestão da Embratur mudou a identidade visual em suas peças e estruturas. Inspirada na Marca Brasil, símbolo de promoção do país que foi retomado após quatro anos de desuso, a Agência vem reformulando seus estandes nas feiras internacionais. O objetivo é proporcionar experiências para profissionais do setor e do público final sentirem-se no Brasil no próprio local.

“As ações da nova gestão da Embratur visam um recado claro para o mundo de que o Brasil está de volta. O Brasil do diálogo e da democracia, quem tem responsabilidade ambiental e compromisso com a sustentabilidade. Isso esteve retratado no nosso estande desde a estrutura física até o cuidado e carinho dos colaboradores com os visitantes”, afirma o presidente da Embratur, Marcelo Freixo. “Esse prêmio nos dá ainda mais ânimo para continuar empenhados em mostrar um Brasil diferente dos últimos anos, e que está de braços abertos para receber turistas do mundo todo”, destaca.

Assim como ocorreu na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), o estande da Embratur em Berlim passou a ter postos de trabalho com nuanças da Marca Brasil. Além disso, focou em dar maior fluidez entre as áreas de atendimento, deixando-as mais agradáveis para os agentes de viagens e clientes, mas sem tirar a privacidade dos coexpositores e parceiros na ativação.

Além disso, a Embratur tem incrementado o espaço com tecnologia, proporcionando um ambiente digital, com realidade virtual, artesanato ao vivo, aula de capoeira, culinária, entre outras atividades.

Estande e reuniões

Na ITB 2023, a Embratur esteve ao lado de 47 coexpositores do Brasil, entre destinos e empresas privadas, como companhias aéreas e operadoras de turismo. A estrutura do estande ocupou uma área de 368 metros quadrados, sendo a maior do pavilhão.

Durante o evento, a Embratur cumpriu uma série de encontros com empresários do setor aéreo, agências de viagem, operadoras, imprensa, autoridades alemãs e empresas que são referência em inovação.

 

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.