18/03/2023 – Às vésperas da visita diplomática do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à China – de 26 a 31 de março –, o país asiático liberou viagens em grupo de turistas chineses para o Brasil. A medida entrou em vigor nesta semana, e ocorreu após um longo período de lockdowns devido à pandemia de Covid-19. De acordo com o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, trata-se de uma oportunidade para a retomada de estudos sobre o mercado chinês e de relações entre as operadoras e agências de turismo dos dois países para que os destinos brasileiros sejam oferecidos como opções aos viajantes chineses.
“A flexibilização das regras de controle à covid-19 na China, associada à programada visita do presidente Lula ao país, naturalmente coloca o Brasil em evidência. Nós precisamos compreender qual a imagem do Brasil no país asiático para alinharmos ações promocionais com a demanda dos turistas chineses, que hoje buscam cultura e natureza, espaços abertos e com toda segurança sanitária. Faremos isso em diálogo com o mercado brasileiro”, destaca Freixo.
A reabertura dos chineses para o turismo no Brasil foi recebida com grande ânimo pelas operadoras de turismo, segmento responsável por planejar e estruturar experiências e viagens comercializadas nas agências de viagens.
“A decisão da China foi ótima para o turismo brasileiro. O setor está bastante animado. Como já tinham dado autorização para a Argentina, e agora para o Brasil e outros destinos da América Latina, é característica do turista chinês combinar mais de um país em seu roteiro, e, com certeza, o Brasil estará na rota de preferência deles. É um público que prioriza o turismo de natureza, sol e praia, além do turismo cultural, tudo o que o nosso país tem a oferecer. Mas é preciso que haja uma grande ação de divulgação dos nossos pontos turísticos para atrair esses viajantes, além de trazer novos voos”, afirma a diretora da operadora Via Capi, Kellye Neis, que já atua há 28 anos na área, com ampla experiência no receptivo internacional.
O retorno dos chineses às viagens internacionais traz impacto significativo ao mercado turístico. Segundo dados da Organização Mundial do Turismo (OMT), em 2019, os gastos de turistas da China em viagens internacionais ultrapassaram US$ 250 bilhões. Naquele mesmo ano, 68.578 chineses desembarcaram no Brasil, número *que representou um movimento crescente nas últimas duas décadas*.
A China é, desde 2009, o maior parceiro comercial do Brasil e uma das principais origens de investimentos em território brasileiro. Em 2022, a corrente de comércio atingiu recorde de US$ 150,5 bilhões. Brasil e China estabeleceram Parceria Estratégica em 1993, ampliando a relação para Parceria Estratégica Global em 2012. Os países comemorarão 50 anos do estabelecimento de relações diplomáticas em 2024.
Abertura para o mundo
Além do Brasil, a China liberou viagens para 39 países: Nepal, Brunei, Vietnã, Mongólia, Irã, Jordânia, Tanzânia, Namíbia, Ilhas Maurício, Zimbábue, Uganda, Zâmbia, Senegal, Cazaquistão, Uzbequistão, Geórgia, Azerbaijão, Armênia, Sérvia, Croácia, França, Grécia, Espanha, Islândia, Albânia, Itália, Dinamarca, Portugal, Eslovênia, Vanuatu, Tonga, Samoa, Chile, Uruguai, Panamá, Dominica, El Salvador e Bahamas.
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.