PLANEJAMENTO

Embratur trabalha com IATA para ampliar base de dados sobre turistas estrangeiros

Objetivo da parceria entre agência e associação internacional de Transportes Aéreos é qualificar as ações de promoção dos destinos turísticos brasileiros no exterior com base em inteligência de dados
Renato Vaz/Embratur
Encontro também tratou de projetos de parceria com foco na sustentabilidade ambiental

22/03/2023 – Não basta saber de qual aeroporto saiu o turista estrangeiro e onde ele pousou no Brasil para entender sua origem e destino. Para qualificar esse dado, a Embratur quer entender onde o viajante de outro país realmente mora e para quais destinos brasileiros vai se deslocar após sua chegada ao país. Com a finalidade de ter acesso a essa base de dados, o presidente da agência, Marcelo Freixo, reuniu-se nesta quarta-feira (22) com Marcelo Pedroso, diretor de Relações Externas da International Air Transport Association (IATA) – Associação Internacional de Transportes Aéreos.

O executivo da IATA destacou que a associação das empresas áreas, que já é parceira da Embratur, conseguiu qualificar seu banco de dados nos últimos anos. “Trabalhamos diretamente com as agências de turismo e com as companhias aéreas, e nós temos hoje uma capacidade de entender de onde está saindo e para onde está indo o turista que vem ao Brasil”, disse.

Segundo Marcelo Freixo, esses dados serão utilizados para planejar as ações de promoção dos destinos turísticos brasileiros no exterior. “Essa é uma parceria decisiva para descobrirmos o caminho que vamos seguir em nosso planejamento, sem chutes, com dados reais e consistentes”, disse.

A gerente de Pesquisas e Inteligência de Dados da Embratur, Mariana Aldrigui, também participou da reunião e exaltou a importância da qualificação desses dados. “Essas informações vão ser valiosas para conhecermos melhor quem é o turista que visita o Brasil, e planejar ações para melhorar sua experiência, e para atrair novos turistas com perfil semelhante de consumo”, avaliou.

Na reunião, que também contou com a participação da diretora de Marketing, Negócios e Sustentabilidade da Embratur, Jaqueline Gil, também foram tratados projetos de parceria com foco na sustentabilidade ambiental.

 

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.