PLANEJAMENTO

Embratur trabalha com IATA para ampliar base de dados sobre turistas estrangeiros

Objetivo da parceria entre agência e associação internacional de Transportes Aéreos é qualificar as ações de promoção dos destinos turísticos brasileiros no exterior com base em inteligência de dados

Renato Vaz/Embratur
Encontro também tratou de projetos de parceria com foco na sustentabilidade ambiental

22/03/2023 – Não basta saber de qual aeroporto saiu o turista estrangeiro e onde ele pousou no Brasil para entender sua origem e destino. Para qualificar esse dado, a Embratur quer entender onde o viajante de outro país realmente mora e para quais destinos brasileiros vai se deslocar após sua chegada ao país. Com a finalidade de ter acesso a essa base de dados, o presidente da agência, Marcelo Freixo, reuniu-se nesta quarta-feira (22) com Marcelo Pedroso, diretor de Relações Externas da International Air Transport Association (IATA) – Associação Internacional de Transportes Aéreos.

O executivo da IATA destacou que a associação das empresas áreas, que já é parceira da Embratur, conseguiu qualificar seu banco de dados nos últimos anos. “Trabalhamos diretamente com as agências de turismo e com as companhias aéreas, e nós temos hoje uma capacidade de entender de onde está saindo e para onde está indo o turista que vem ao Brasil”, disse.

Segundo Marcelo Freixo, esses dados serão utilizados para planejar as ações de promoção dos destinos turísticos brasileiros no exterior. “Essa é uma parceria decisiva para descobrirmos o caminho que vamos seguir em nosso planejamento, sem chutes, com dados reais e consistentes”, disse.

A gerente de Pesquisas e Inteligência de Dados da Embratur, Mariana Aldrigui, também participou da reunião e exaltou a importância da qualificação desses dados. “Essas informações vão ser valiosas para conhecermos melhor quem é o turista que visita o Brasil, e planejar ações para melhorar sua experiência, e para atrair novos turistas com perfil semelhante de consumo”, avaliou.

Na reunião, que também contou com a participação da diretora de Marketing, Negócios e Sustentabilidade da Embratur, Jaqueline Gil, também foram tratados projetos de parceria com foco na sustentabilidade ambiental.