28/03/2023 – A secretária de Juventude do Ceará, Adelita Monteiro, apresentou, na tarde desta terça-feira (28), ao presidente da Embratur, Marcelo Freixo, o projeto da Rede Tucum, que desenvolve o turismo comunitário em 11 municípios cearenses, de forma a oportunizar experiências e vivências culturais das regiões. A ideia é ter o apoio da Embratur para apresentar aos turistas estrangeiros essa modalidade turística, para desenvolver projetos que gerem emprego e renda aos jovens da cidade.
“O Ceará não tem só o turismo do sol e praia, mas também tem o turismo comunitário que oferece muitas experiências e vivências, e é isso que queremos difundir no mundo”, disse a gestora estadual.
O presidente Freixo explicou o trabalho que a Embratur tem realizado para recuperar a imagem do Brasil internacionalmente e, assim, despertar o interesse dos turistas estrangeiros. “O turismo é sinônimo de desenvolvimento. É uma importante solução para a geração de emprego e renda. Temos inúmeros destinos e modelos turísticos, mas é preciso atuar na capacitação dos profissionais que atendem os viajantes internacionais”.
UNE
Marcelo Freixo recebeu ainda, nessa terça, a visita da atual presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), Bruna Chaves Brelaz. A ativista estudantil entregou ao presidente da Embratur o convite para o 59º Congresso da UNE, que será realizado entre os dias 12 e 16 de julho.
Freixo se comprometeu a participar do evento e destacou a importância da Educação para o setor de Turismo. “A Educação é uma das principais responsabilidades do Estado, e tem papel importante na formação dos nossos jovens e na construção de nossas cidades. E o turismo pode, sim, gerar emprego e renda para esses estudantes, que logo estarão no mercado de trabalho”.
Já Bruna destacou o papel da valorização da educação pública para que os jovens tenham mais oportunidades. “Temos atuado em propor projetos para reestruturar a nossa política de educação, de forma que seja uma prioridade de governo. Os estudantes, em especial os que entram pelas cotas, precisam ter condições de se manter na universidade, e para isso acontecer é preciso ampliar o debate sobre o tema”, avaliou.
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.