PARCERIA

Azul se junta à Embratur e apresenta aeronaves com a Marca Brasil

A companhia aérea se tornou mais uma parceira da Agência na promoção do símbolo nacional. Reunião em São Paulo também serviu para debater futuras ações na promoção do país internacionalmente
Ricardo Valarini/Embratur
Azul apresenta aeronave Airbus A320 com a nova identidade visual, destacando a Marca Brasil

04/04/2023 – A companhia aérea Azul se tornou mais uma parceira da Embratur na divulgação da Marca Brasil. Na tarde desta terça-feira (04), a empresa entregou duas aeronaves, sendo um Airbus A320neo e um ATR-72 600, com a nova identidade visual, destacando também o Portal VisitBrasil.com, por meio do qual a Agência promove aos turistas estrangeiros os produtos e destinos do Brasil. A Azul atende mais de 120 destinos por todo o país, além de operar voos internacionais para Flórida (EUA) e Lisboa (Portugal).

Durante a agenda em São Paulo, o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, foi recebido pelo CEO da Azul, John Rodgerson; pelo diretor de Relações Internacionais, Fábio Campos, e pelo gerente de Relações Internacionais, César Grandolfo. Eles debateram futuras parcerias na promoção de destinos que a empresa já opera e de novas rotas, além de compartilhamento de dados.

“Essa parceria entre a Azul e a Embratur é o símbolo da sinergia de quem tem o compromisso de fortalecer a promoção do turismo. Estamos muito felizes com a realização dessa ação conjunta, e temos a certeza de que a integração é o caminho para que o turismo gere mais desenvolvimento, emprego e renda em nosso país”, destacou o presidente da Embratur.

Pela manhã, Freixo visitou a central de controle de voos da companhia, em Barueri (SP). À tarde, foi até o hangar da Azul, em Campinas (SP), e chegou a simular um pouso no Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro. No local, a companhia apresentou a aeronave com a Marca Brasil.

Em fevereiro, a Embratur reafirmou o compromisso com a sustentabilidade com retomada de logomarca internacional que o país utilizou como “Nation Brand”, entre 2005 e 2019. “O dia 14 de fevereiro passou a ser um marco temporal para o início de uma nova estratégia de reposicionamento da imagem do país, focada na sustentabilidade ambiental”, explicou Marcelo Freixo.

Marca Brasil

Criada em 2005 pelo designer e ilustrador Kiko Farkas e atualizada pela última vez em 2010, a Marca Brasil é resultado do primeiro plano de marketing internacional do Brasil no exterior, o Plano Aquarela. A Marca Brasil foi concebida para valorizar o colorido da identidade do Brasil. Desde a concepção, adota o verde das florestas; o amarelo do sol, da luz e das praias; o azul do céu e das águas; o vermelho das festas populares, e o branco da vestimenta e da religião popular. O projeto nasceu da inspiração de um desenho de Roberto Burle Marx, consagrado artista plástico e paisagista brasileiro.

O manual do símbolo do turismo brasileiro explica que “nada representa tão bem o Brasil quanto a curva. A sinuosidade das montanhas, a oscilação do mar, o desenho das nuvens, das praias. A alegria de nosso povo é carregada de subjetividade, e a subjetividade é curva, assim como a objetividade é reta. A curva envolve e aconchega, é receptiva. Quem vem ao Brasil sente-se imediatamente em casa. O Brasil também é um país luminoso, brilhante e colorido”.

 

 

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.