04/04/2023 – A companhia aérea Azul se tornou mais uma parceira da Embratur na divulgação da Marca Brasil. Na tarde desta terça-feira (04), a empresa entregou duas aeronaves, sendo um Airbus A320neo e um ATR-72 600, com a nova identidade visual, destacando também o Portal VisitBrasil.com, por meio do qual a Agência promove aos turistas estrangeiros os produtos e destinos do Brasil. A Azul atende mais de 120 destinos por todo o país, além de operar voos internacionais para Flórida (EUA) e Lisboa (Portugal).
Durante a agenda em São Paulo, o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, foi recebido pelo CEO da Azul, John Rodgerson; pelo diretor de Relações Internacionais, Fábio Campos, e pelo gerente de Relações Internacionais, César Grandolfo. Eles debateram futuras parcerias na promoção de destinos que a empresa já opera e de novas rotas, além de compartilhamento de dados.
“Essa parceria entre a Azul e a Embratur é o símbolo da sinergia de quem tem o compromisso de fortalecer a promoção do turismo. Estamos muito felizes com a realização dessa ação conjunta, e temos a certeza de que a integração é o caminho para que o turismo gere mais desenvolvimento, emprego e renda em nosso país”, destacou o presidente da Embratur.
Pela manhã, Freixo visitou a central de controle de voos da companhia, em Barueri (SP). À tarde, foi até o hangar da Azul, em Campinas (SP), e chegou a simular um pouso no Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro. No local, a companhia apresentou a aeronave com a Marca Brasil.
Em fevereiro, a Embratur reafirmou o compromisso com a sustentabilidade com retomada de logomarca internacional que o país utilizou como “Nation Brand”, entre 2005 e 2019. “O dia 14 de fevereiro passou a ser um marco temporal para o início de uma nova estratégia de reposicionamento da imagem do país, focada na sustentabilidade ambiental”, explicou Marcelo Freixo.
Marca Brasil
Criada em 2005 pelo designer e ilustrador Kiko Farkas e atualizada pela última vez em 2010, a Marca Brasil é resultado do primeiro plano de marketing internacional do Brasil no exterior, o Plano Aquarela. A Marca Brasil foi concebida para valorizar o colorido da identidade do Brasil. Desde a concepção, adota o verde das florestas; o amarelo do sol, da luz e das praias; o azul do céu e das águas; o vermelho das festas populares, e o branco da vestimenta e da religião popular. O projeto nasceu da inspiração de um desenho de Roberto Burle Marx, consagrado artista plástico e paisagista brasileiro.
O manual do símbolo do turismo brasileiro explica que “nada representa tão bem o Brasil quanto a curva. A sinuosidade das montanhas, a oscilação do mar, o desenho das nuvens, das praias. A alegria de nosso povo é carregada de subjetividade, e a subjetividade é curva, assim como a objetividade é reta. A curva envolve e aconchega, é receptiva. Quem vem ao Brasil sente-se imediatamente em casa. O Brasil também é um país luminoso, brilhante e colorido”.
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.