COLEGIADO

Reunião do Conselho Nacional de Turismo oportuniza o diálogo entre governo e entidades

Presidente da Embratur, Marcelo Freixo, destacou aos 71 conselheiros que a Embratur está de portas para debater com todos os representantes do turismo, visando ampliar a promoção internacional dos destinos brasileiros
Renato Vaz/Embratur
O futuro do turismo do Brasil foi tema do debate na 58ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Turismo (CNT)

06/04/2023 – O futuro do turismo do Brasil foi debatido durante a 58ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Turismo (CNT), realizada nesta quinta-feira (6), em Brasília. Na primeira reunião deste ano, os 71 conselheiros – entre representantes de governos e de entidades do segmento – puderam debater as ações prioritárias a serem desenvolvidas para fomentar o setor nacional e internacional ao longo de 2023.

Na reunião, o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, destacou a importância do CNT para a articulação dos diferentes atores do turismo para o fortalecimento do setor nas cidades. “Esse conselho forma um grande ecossistema do turismo, é um espaço maior que só prestação de conta, mas um espaço de construção de política pública e de crescimento do tema do turismo. Um local de diálogo, de troca, e é fundamental para fortalecer os nossos trabalhos em prol dos diversos segmentos dessa política”, afirmou.

Freixo ainda destacou que a Embratur está de portas para debater com todos os representantes do turismo, visando ampliar a promoção internacional dos destinos brasileiros para o desenvolvimento socioeconômico do país. “Temos que unir forças para construir um turismo sustentável, transformando destinos em produtos prontos para o mercado internacional, com a oferta de serviços de qualidade. É importante que a sociedade entenda que turismo é sinônimo de geração de emprego e renda”, explicou.

A ministra do Turismo, Daniella Carneiro, presidiu a reunião do conselho. Durante sua fala de abertura, destacou que o CNT deverá atuar de forma a promover a união e a reconstrução da política pública de turismo. “Nesta gestão o diálogo sempre estará presente. Aqui é o momento de ouvir as necessidades de cada segmento e compreender as suas especificidades”, disse.

Para a conselheira e presidente executiva do Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas (Sindepat), Carolina Negri, a retomada das reuniões do Conselho Nacional de Turismo é de grande importância para aproximar o poder público e o setor privado. “Esse é o momento em que os players da iniciativa privada podem dialogar com os gestores governamentais. O turismo não se desenvolve sem o poder público. E a participação da Embratur no colegiado é fundamental, já que é a agência a responsável por divulgar as nossas atrações para o mundo, dando visibilidade para o nosso trabalho, e, assim, potencializando a entrada do turista estrangeiro no país”.

Também participaram da 58ª Reunião do Conselho Nacional de Turismo (CNT) os diretores da Embratur Jaqueline Gil, de Marketing, Negócios e Sustentabilidade e Roberto Gevaerd, de Gestão e Inovação, e da gerente de Experiências e Competitividade Internacional, Mônica Samia, além de outras autoridades do setor.  

CNT
O Conselho Nacional de Turismo é composto por representantes do governo federal e por entidades dos diversos segmentos relacionados à atividade turística. O colegiado tem como atribuição o controle da aplicação da Política Nacional de Turismo e dos planos, programas, projetos e atividades dela derivados.

*Clique aqui para conferir todas as fotos do evento.

 

 

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.