Desenvolvimento

Foz do Iguaçu e Embratur atuarão em parceria para qualificar dados do setor de turismo

Itaipu colocou o parque tecnológico da usina à disposição da Agência para a produção de novas ferramentas e troca de informações entre as instituições
Renato Vaz/Embratur
Presidente da Embratur, Marcelo Freixo, acredita que a experiência de Foz do Iguaçu, como destino turístico, pode servir de modelo para o país

12/04/2023 – Foz do Iguaçu reúne belezas únicas, como as Cataratas do Iguaçu e a Itaipu Binacional. O Parque Nacional do Iguaçu recebeu, só no primeiro trimestre de 2023, 465.803 turistas, sendo quase 48% de visitantes estrangeiros. Esse foi um dos dados apresentados pelo prefeito da cidade paranaense, Chico Brasileiro, em conjunto com representantes do governo do Paraná e trade da região, durante reunião com o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, nesta quarta-feira (12), em Brasília.

Chico Brasileiro ressaltou que Foz é um dos destinos turísticos mais procurado pelos estrangeiros no Brasil, e que o setor na região é gerido de forma integrada. “Temos uma articulação com todos os atores do segmento. A nossa relação é de somar forças. A gente se sentia muito só na gestão passada. Hoje estamos aqui para dizer que precisamos da Embratur para promover os nossos destinos para o mundo, e mostrar o potencial das nossas atrações turística”, enfatizou. O prefeito destacou ainda que a inteligência de dados da Embratur pode otimizar os investimentos nos serviços ofertados.

O presidente da Agência destacou o trabalho que vem sendo realizado na região para fomentar o setor de turismo. “A experiência de Foz do Iguaçu, como destino turístico, pode servir de modelo para o país, um trabalho muito organizado e que vem gerando muitos empregos e renda, proporcionando desenvolvimento de forma sustentável. E a Embratur pode, sim, atuar na promoção desses destinos para atrair cada vez mais turistas de outros países, além de gerar dados qualificados pela nossa equipe”, destacou Marcelo Freixo.

O gerente-geral do Complexo Turístico de Itaipu, Yuri Benites, colocou o parque tecnológico da usina à disposição da Embratur para a produção de novas tecnologias e troca de dados entre as instituições. “Precisamos das orientações técnicas, qualificadas, da Embratur para estruturar o nosso setor turístico. Temos as ferramentas, já a Agência tem a expertise. Podemos trabalhar em parceria para desenvolver estratégias de participação conjunta em eventos internacionais, visando o fortalecimento da imagem do Brasil e a qualidade de vida dos brasileiros, uma vez que o turismo é desenvolvimento socioeconômico”, explicou.

Outro ponto tratado na reunião foi a sustentabilidade. “Temos muitos cases positivos no segmento do turismo sustentável que podem ser multiplicado para outras cidades, e até mesmo para outros países”, destacou Adélio Demeterko, do Fundo Iguaçu.

O encontro contou ainda com a presença do secretário do Turismo do Paraná, Márcio Nunes; a assessora da Itaipu Binacional, Aline Teigão; o presidente Visit Iguassu, Felipe Santiago Gonzalez; do diretor de Gestão, Sustentabilidade e Inteligência Turística do estado do Paraná,  Marcelo Martini, entre outras autoridades no tema no estado.

 Bonito
Na tarde desta quarta-feira, o presidente Marcelo Freixo ainda recebeu o prefeito de Bonito (MS), Josmail Rodrigues, que apresentou projetos para fortalecer os destinos e serviços turísticos da região. “Ficamos dois anos sem o apoio do governo federal. Agora, nesta gestão, já marcamos presença um espaço importante para o nosso trade, na feira Los Angeles Travel & Adventure Show”, disse.

O presidente da Embratur explicou o trabalho que vem sendo desenvolvido para promover a região, em especial para o segmento do ecoturismo. “A Embratur é também a casa do ecoturismo, e estamos muito felizes de ver Bonito na disputa para sediar a AdventureELEVATE 2024”.

 

 

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.