17/04/2023 – Um dos maiores eventos multiesportivos da comunidade LGBTQIAP+ será realizado no Brasil. Nesta segunda-feira (17), a diretora de Marketing, Inteligência e Comunicação da Embratur, Jaqueline Gil, recebeu o projeto do “Brazil Pride Games”, do diretor executivo dos jogos, Edgar Hubner. A competição está prevista para ser realizada em novembro de 2024, em Curitiba (PR), e, pela primeira vez no país, reunirá atletas de todos os gêneros.
A diretora Jaqueline Gil destacou a importância do evento esportivo. “Esta é uma iniciativa importante para o esporte, como também para a nossa sociedade como um todo. E o esporte é, sim, uma ferramenta de inclusão para pessoas LGBTQIAP+, muitos atletas já passaram por alguma situação de preconceito e/ou exclusão social”, destacou.
A expectativa é que o Brazil Pride Games aconteça entre os dias 14 e 17 de novembro de 2024, com a estimativa de reunir 2.500 atletas de vários países. “Estamos organizando uma competição que irá receber times de vários cantos do mundo, como da Argentina, México, Chile, Uruguai, Estados Unidos e outros países, em 12 modalidades esportivas: atletismo, beach tennis, dança, futebol 7, handebol, jiu-jitsu, judô, natação, tênis de mesa, voleibol, vôlei de praia e xadrez”, destacou Edgar Hubner.
O diretor Hubner explicou ainda que o Brazil Pride Games se inspira nos Gay Games, evento que acontece há 40 anos, em diferentes lugares do mundo. “A nossa meta é oportunizar um espaço para o público LGBTQIAP+ competir sem nenhuma restrição à orientação sexual, em diferentes esportes. Essa competição é um importante segmento do turismo, que vem se fortalecendo pelo encontro de culturas e de visões de mundo”, enfatizou.
Além de atletas das equipes esportivas, a organização do evento estima a participação de outros 4.200 participantes credenciados para acompanhar os jogos internacionais. Pelos dados da Organização Mundial do Turismo (OMT), apresentados durante a reunião, o público LGBTQIAP+ é responsável por 10% do fluxo de viajantes de todo o mundo e representa 15% das despesas dos turistas.
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.