LGBTQIAP+

Embratur recebe projeto para realização do Brazil Pride Games

Competição está prevista para ser realizada em novembro de 2024, em Curitiba (PR), e, pela primeira vez no país, deve reunir 2.500 atletas da comunidade LGBTQIAP+
Renato Vaz/Embratur
Edgar Hubner explicou ainda que o Brazil Pride Games se inspira nos Gay Games, evento que acontece há 40 anos, em diferentes lugares do mundo

17/04/2023 – Um dos maiores eventos multiesportivos da comunidade LGBTQIAP+ será realizado no Brasil. Nesta segunda-feira (17), a diretora de Marketing, Inteligência e Comunicação da Embratur, Jaqueline Gil, recebeu o projeto do “Brazil Pride Games”, do diretor executivo dos jogos, Edgar Hubner. A competição está prevista para ser realizada em novembro de 2024, em Curitiba (PR), e, pela primeira vez no país, reunirá atletas de todos os gêneros.

A diretora Jaqueline Gil destacou a importância do evento esportivo. “Esta é uma iniciativa importante para o esporte, como também para a nossa sociedade como um todo. E o esporte é, sim, uma ferramenta de inclusão para pessoas LGBTQIAP+, muitos atletas já passaram por alguma situação de preconceito e/ou exclusão social”, destacou.

A expectativa é que o Brazil Pride Games aconteça entre os dias 14 e 17 de novembro de 2024, com a estimativa de reunir 2.500 atletas de vários países. “Estamos organizando uma competição que irá receber times de vários cantos do mundo, como da Argentina, México, Chile, Uruguai, Estados Unidos e outros países, em 12 modalidades esportivas: atletismo, beach tennis, dança, futebol 7, handebol, jiu-jitsu, judô, natação, tênis de mesa, voleibol, vôlei de praia e xadrez”, destacou Edgar Hubner.

O diretor Hubner explicou ainda que o Brazil Pride Games se inspira nos Gay Games, evento que acontece há 40 anos, em diferentes lugares do mundo. “A nossa meta é oportunizar um espaço para o público LGBTQIAP+ competir sem nenhuma restrição à orientação sexual, em diferentes esportes. Essa competição é um importante segmento do turismo, que vem se fortalecendo pelo encontro de culturas e de visões de mundo”, enfatizou.

Além de atletas das equipes esportivas, a organização do evento estima a participação de outros 4.200 participantes credenciados para acompanhar os jogos internacionais. Pelos dados da Organização Mundial do Turismo (OMT), apresentados durante a reunião, o público LGBTQIAP+ é responsável por 10% do fluxo de viajantes de todo o mundo e representa 15% das despesas dos turistas. 

 

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.