INTERNACIONAL

Brasil e Portugal assinam acordo e começam ações conjuntas no turismo

Países farão parcerias nas áreas de inovação e tecnologia da informação para atrair turistas
Foto: Ricardo Stuckert/PR
Evento contou com a contou a presença do presidente Lula e do primeiro-ministro de Portugal, António Costa

22/04/2023 – A Embratur e o Instituto Público do Turismo de Portugal assinaram acordo de cooperação para trocar experiências nas áreas de inovação e tecnologia da informação com foco na promoção internacional do turismo. A assinatura foi realizada neste sábado (22), em Lisboa, durante a 13ª Cimeira Luso-Brasileira, e contou com a participação do presidente Lula e do primeiro-ministro de Portugal, António Costa. Além do intercâmbio de experiências no campo da inovação tecnológica, os países vão trocar informações sobre ações para atrair turistas estrangeiros com base em segmentações que vão do surf ao turismo literário.

“Portugal dobrou o número de turistas estrangeiros em dez anos, e esse número é resultado de uma estratégia que passa pela atração de voos internacionais e foco nos potenciais de segmentação de mercado. São experiências que agora passamos a ter acesso para adaptar a nossa realidade”, destaca Marcelo Freixo, presidente da Embratur. Outros 11 acordos bilaterais também foram formados entre os países durante o evento.

O acordo, que prevê o intercâmbio de “boas práticas na promoção internacional do turismo e atração de turistas estrangeiros”, também tem a finalidade de ampliar o fluxo de turistas entre os dois países. Em 2022, quase 1 milhão de brasileiros visitaram Portugal, ao tempo em que 150 mil portugueses vieram ao Brasil.

“Vamos trabalhar com ações para aumentar a conexão dos empresários, dos operadores de turismo dos dois países, para aumentar o número de produtos, há muitos destinos brasileiros que hoje não são oferecidos aos portugueses, assim como Portugal tem novidades que quer apresentar para atrair turistas brasileiros”, completou Freixo.

O presidente do Instituto Público do Turismo de Portugal, Luís Araújo, salientou a necessidade de trabalhar os segmentos turísticos que ampliam os laços entre os dois países, como o literário. “A língua portuguesa nos une, está em nosso imaginário comum os personagens, as ruas e cidades que foram cenário para os autores brasileiros e portugueses”, disse.

 

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.