ACORDO INTERNACIONAL

Embratur fecha parceria com Portugal para fortalecer promoção do turismo

Acordo luso-brasileiro prevê a colaboração técnica entre as dois países e servirá para formalizar o compartilhamento de dados e tecnologia de informação
Pedro Lopes
Acordo objetiva aumentar o número de turistas portugueses no Brasil

22/04/2023 – A Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) e o instituto público Turismo de Portugal assinam neste sábado (22) um acordo de cooperação bilateral para intercâmbio de “boas práticas na promoção internacional do turismo e atração de turistas estrangeiros”. A parceria, que também tem a finalidade de ampliar o fluxo de turistas entre os dois países, será formalizada durante a XIII Cimeira Luso-Brasileira, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, que contará com a participação dos presidentes do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e de Portugal, Marcelo Rebelo de Souza.

O acordo prevê a colaboração técnica entre as entidades dos dois países e servirá para formalizar o compartilhamento de dados e tecnologia de informação, bem como o intercâmbio de experiências positivas de ações de promoção do turismo, de inovação e de sustentabilidade. “Para nós, além de levar mais portugueses para o Brasil, vai ser muito importante incorporar a tecnologia de dados e trocar experiências sobre promoção internacional. Portugal saiu de 10 milhões para 27 milhões de turistas por ano, em uma década. Há referências muito positivas no trabalho desenvolvido aqui que podemos adaptar para a realidade brasileira”, explica o presidente da Embratur.

A parceria ainda permitirá o planejamento e a execução de estratégias de promoção que aumentem o fluxo de turistas entre os dois países. Em 2022, quase 1 milhão de brasileiros visitaram Portugal, ao tempo em que 150 mil portugueses vieram ao Brasil. “Os dois países ganham. Nossa estratégia de atuação conjunta será sempre a de promover uma conexão entre os povos, exaltando nossos laços culturais, a língua em comum, a culinária e todos os signos que fazem parte de nossa identidade compartilhada. Temos muito que trocar, aprender e ensinar, para fortalecer o turismo internacional nos dois países”, destaca Marcelo Freixo.

Um plano de atividades será aprovado em até 30 dias, com ações que deverão ser realizadas nos próximos quatro anos, período de vigência da parceria luso-brasileira.

Missão internacional – Marcelo Freixo acompanha a comitiva do presidente Luiz Inácio Lula da Silva que está em Lisboa para uma visita oficial, a primeira à Europa desde o início do terceiro mandato, que começou em janeiro deste ano. De acordo com o Palácio do Planalto, serão assinados pelo menos 13 acordos e parcerias firmados com o governo português,  incluindo memorando de entendimento entre as agências de cinema dos dois países para coprodução audiovisual e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) com diversos ministérios do governo português.

 

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.