ACORDO INTERNACIONAL

Embratur fecha parceria com Portugal para fortalecer promoção do turismo

Acordo luso-brasileiro prevê a colaboração técnica entre as dois países e servirá para formalizar o compartilhamento de dados e tecnologia de informação

Pedro Lopes
Acordo objetiva aumentar o número de turistas portugueses no Brasil

22/04/2023 – A Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) e o instituto público Turismo de Portugal assinam neste sábado (22) um acordo de cooperação bilateral para intercâmbio de “boas práticas na promoção internacional do turismo e atração de turistas estrangeiros”. A parceria, que também tem a finalidade de ampliar o fluxo de turistas entre os dois países, será formalizada durante a XIII Cimeira Luso-Brasileira, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, que contará com a participação dos presidentes do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e de Portugal, Marcelo Rebelo de Souza.

O acordo prevê a colaboração técnica entre as entidades dos dois países e servirá para formalizar o compartilhamento de dados e tecnologia de informação, bem como o intercâmbio de experiências positivas de ações de promoção do turismo, de inovação e de sustentabilidade. “Para nós, além de levar mais portugueses para o Brasil, vai ser muito importante incorporar a tecnologia de dados e trocar experiências sobre promoção internacional. Portugal saiu de 10 milhões para 27 milhões de turistas por ano, em uma década. Há referências muito positivas no trabalho desenvolvido aqui que podemos adaptar para a realidade brasileira”, explica o presidente da Embratur.

A parceria ainda permitirá o planejamento e a execução de estratégias de promoção que aumentem o fluxo de turistas entre os dois países. Em 2022, quase 1 milhão de brasileiros visitaram Portugal, ao tempo em que 150 mil portugueses vieram ao Brasil. “Os dois países ganham. Nossa estratégia de atuação conjunta será sempre a de promover uma conexão entre os povos, exaltando nossos laços culturais, a língua em comum, a culinária e todos os signos que fazem parte de nossa identidade compartilhada. Temos muito que trocar, aprender e ensinar, para fortalecer o turismo internacional nos dois países”, destaca Marcelo Freixo.

Um plano de atividades será aprovado em até 30 dias, com ações que deverão ser realizadas nos próximos quatro anos, período de vigência da parceria luso-brasileira.

Missão internacional – Marcelo Freixo acompanha a comitiva do presidente Luiz Inácio Lula da Silva que está em Lisboa para uma visita oficial, a primeira à Europa desde o início do terceiro mandato, que começou em janeiro deste ano. De acordo com o Palácio do Planalto, serão assinados pelo menos 13 acordos e parcerias firmados com o governo português,  incluindo memorando de entendimento entre as agências de cinema dos dois países para coprodução audiovisual e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) com diversos ministérios do governo português.