25/04/2023 – A Embratur acompanhou, nesta terça-feira (25), a cerimônia de posse do novo presidente da Associação Nacional de Secretários e Dirigentes de Turismo (Anseditur), Alexandre Pereira. O ato que oficializou a nova diretoria da associação ocorreu durante a abertura da programação da 2ª Marcha dos Secretários Municipais de Turismo, no auditório do Ministério do Turismo, em Brasília.
Durante o evento, a Embratur ratificou estar aberta ao diálogo permanente com os gestores municipais e reforçou a necessidade de ações conjuntas com os municípios para qualificar o setor do turismo e, assim, ampliar o número de turistas estrangeiros no país, gerando emprego e renda. “Quando a promoção internacional é bem sucedida, quem ganha é a cidade, é o dono do hotel, o guia de turismo e a prefeitura, porque o consumo do visitante também melhora a arrecadação. Por isso, o principal indicativo do sucesso da Embratur é o impacto positivo que nós vamos provocar nas cidades”, explicou o presidente da Agência, Marcelo Freixo.
Em seu discurso, Freixo ainda assegurou que o fortalecimento do turismo brasileiro é o principal compromisso da Embratur. “O nosso sucesso será ver mais turistas estrangeiros chegando aos municípios, conhecendo as belezas das nossas cidades, do nosso país. E foi com este propósito que montamos uma equipe técnica muito qualificada para promover o turismo no nosso Brasil para o mundo”, enfatizou.
O novo presidente da Anseditur, Alexandre Pereira, destacou em seu discurso que uma das prioridades da sua gestão será o fomento ao turismo interno e a promoção dos destinos brasileiros no exterior. “A pandemia da covid-19 possibilitou que o brasileiro conhecesse as belezas do nosso Brasil, foi um vetor de indução do turismo interno. Por outro lado, há 20 anos recebemos, anualmente, a mesma quantidade de turistas estrangeiros, um número em torno de 6 milhões. Precisamos pensar em roteiros integrados, fora da caixa, além de capacitar os destinos para receberem os viajantes de outros países”.
Além da posse da nova diretoria, o primeiro dia da Marcha dos Secretários Municipais de Turismo contou com debates sobre projetos em andamento na Câmara dos Deputados que são relevantes para o Turismo e uma mesa redonda sobre inovação e tendências para o setor em 2023.
A diretora de Marketing, Internacional, Negócios e Sustentabilidade da Embratur, Jaqueline Gil, participou da abertura do evento, como também esteve no grupo de debate apresentando algumas ações que serão desenvolvidas ao longo do ano pela Nova Embratur. O diretor de Gestão e Inovação, Roberto Gevaerd, falou sobre a importância de usar a tecnologia a favor do turismo.
Gevaerd reforçou ainda que a Agência criou o EmbraturLab, que será lançado na próxima semana, durante o Web Summit Rio 2023. A partir dessa primeira experiência, a ideia é buscar validar as ações exitosas e acelerar os processos, levando para outros estados e cidades.
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.