GESTÃO MUNICIPAL

Embratur prestigia posse da nova diretoria da Anseditur

Ato que oficializou Alexandre Pereira como novo presidente da associação foi realizado durante a 2ª Marcha dos Secretários Municipais de Turismo
Renato Vaz/Embratur
Durante o evento, a Embratur ratificou estar aberta ao diálogo permanente com os gestores municipais

25/04/2023 – A Embratur acompanhou, nesta terça-feira (25), a cerimônia de posse do novo presidente da Associação Nacional de Secretários e Dirigentes de Turismo (Anseditur), Alexandre Pereira. O ato que oficializou a nova diretoria da associação ocorreu durante a abertura da programação da 2ª Marcha dos Secretários Municipais de Turismo, no auditório do Ministério do Turismo, em Brasília. 

Durante o evento, a Embratur ratificou estar aberta ao diálogo permanente com os gestores municipais e reforçou a necessidade de ações conjuntas com os municípios para qualificar o setor do turismo e, assim, ampliar o número de turistas estrangeiros no país, gerando emprego e renda. “Quando a promoção internacional é bem sucedida, quem ganha é a cidade, é o dono do hotel, o guia de turismo e a prefeitura, porque o consumo do visitante também melhora a arrecadação. Por isso, o principal indicativo do sucesso da Embratur é o impacto positivo que nós vamos provocar nas cidades”, explicou o presidente da Agência, Marcelo Freixo. 

Em seu discurso, Freixo ainda assegurou que o fortalecimento do turismo brasileiro é o principal compromisso da Embratur. “O nosso sucesso será ver mais turistas estrangeiros chegando aos municípios, conhecendo as belezas das nossas cidades, do nosso país. E foi com este propósito que montamos uma equipe técnica muito qualificada para promover o turismo no nosso Brasil para o mundo”, enfatizou.

O novo presidente da Anseditur, Alexandre Pereira, destacou em seu discurso que uma das prioridades da sua gestão será o fomento ao turismo interno e a promoção dos destinos brasileiros no exterior. “A pandemia da covid-19 possibilitou que o brasileiro conhecesse as belezas do nosso Brasil, foi um vetor de indução do turismo interno. Por outro lado, há 20 anos recebemos, anualmente, a mesma quantidade de turistas estrangeiros, um número em torno de 6 milhões. Precisamos pensar em roteiros integrados, fora da caixa, além de capacitar os destinos para receberem os viajantes de outros países”.

Além da posse da nova diretoria, o primeiro dia da Marcha dos Secretários Municipais de Turismo contou com debates sobre projetos em andamento na Câmara dos Deputados que são relevantes para o Turismo e uma mesa redonda sobre inovação e tendências para o setor em 2023. 

A diretora de Marketing, Internacional, Negócios e Sustentabilidade da Embratur, Jaqueline Gil, participou da abertura do evento, como também esteve no grupo de debate apresentando algumas ações que serão desenvolvidas ao longo do ano pela Nova Embratur. O diretor de Gestão e Inovação, Roberto Gevaerd, falou sobre a importância de usar a tecnologia a favor do turismo.

Gevaerd reforçou ainda que a Agência criou o EmbraturLab, que será lançado na próxima semana, durante o  Web Summit Rio 2023. A partir dessa primeira experiência, a ideia é buscar validar as ações exitosas e acelerar os processos, levando para outros estados e cidades.