RECEPTIVO

Com 2,3 milhões de visitantes estrangeiros no primeiro trimestre de 2023, Brasil supera período pré-pandemia

Marca é superior as de 2020 e de 2019, últimos anos antes das restrições impostas pela Covid-19. Somente de janeiro a março, turistas internacionais deixaram mais de R$ 8,6 bilhões no país
Divulgação/Embratur-Sebrae
Foz do Iguaçu é um dos destinos mais procurados pelos turistas internacionais

26/04/2023 – O Brasil recebeu 2,3 milhões de turistas estrangeiros nos três primeiros meses deste ano, segundo levantamento da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) e do Ministério do Turismo. A marca é superior a do mesmo período de 2020, último ano antes da eclosão da pandemia de Covid-19, quando o país recebeu 1,9 milhão de visitantes de outros países. O desempenho também supera o primeiro trimestre de 2019, quando houve 2,2 milhões de turistas internacionais.

A maior parte desses turistas veio da Argentina, totalizando 1 milhão de pessoas, seguido por Estados Unidos, com 184,3 mil, e Paraguai, com 151,5 mil. Os estados brasileiros por onde mais entraram os viajantes internacionais foram Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Santa Catarina.

Outra boa notícia para o turismo e a economia brasileira é o gasto dos turistas estrangeiros no Brasil. Os mais de 2 milhões de visitantes internacionais do primeiro trimestre injetaram na economia do país o equivalente a R$ 8,6 bilhões.

“O turismo é estratégico para nossa economia, porque o dinheiro que os estrangeiros gastam consumindo aqui beneficia diretamente os trabalhadores e empresários brasileiros. Um estudo da FGV mostra que a cada R$ 1 que a gente investe na promoção internacional do turismo, R$ 20 retornam para a nossa economia. Estamos falando de um investimento de alto rendimento”, afirma o presidente da Embratur, Marcelo Freixo. “Esse resultado positivo é fruto da nova percepção do mundo sobre o Brasil. A comunidade internacional entendeu que o Brasil da democracia, da diversidade e da sustentabilidade está de volta, de braços abertos”, destaca.

 

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.