26/04/2023 – A Embratur e a Câmara de Comércio e Turismo LGBT do Brasil assinaram, nesta quarta-feira (26), um protocolo de intenções com a finalidade de reunir esforços para a promoção internacional e apoio à comercialização dos destinos brasileiros classificados como estratégicos para o segmento.
O documento foi assinado durante a 7ª Conferência Internacional da Diversidade, em São Paulo, prevê a execução de uma série de ações conjuntas, que serão elencadas em um Plano de Trabalho. “Esse é um evento que, sem dúvida, fortalece o turismo no Brasil e estimula o segmento a crescer. A Embratur assinou o protocolo de intenções com a Câmara e mostra que a pauta é, sim, importante para essa atual gestão. Vamos desenhar um Plano de Trabalho bastante efetivo a curto, médio e longo prazo para que esse segmento cresça ainda mais no Brasil”, afirmou o gerente de Mercado, Feiras e Eventos da Embratur, Bruno Reis.
Vale ressaltar que a nova gestão da Embratur criou uma coordenação dentro da Gerência de Experiências e Competitividade Internacional para cuidar das temáticas do Afroturismo, Diversidade e Povos Originários. O intuito é atuar junto a estes públicos estratégicos para a Agência e que retratam a cultura brasileira para o mundo como um país diverso, inclusivo e acolhedor.
Durante o primeiro dia da conferência em São Paulo, a Agência acompanhou debates sobre os mais importantes temas do setor com palestrantes norte-americanos, colombianos, argentinos, uruguaios, entre outros. O evento ocorre até a próxima sexta (28).
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.