CAPACITAÇÃO

Embratur capacita gestores e líderes de Turismo do Litoral de São Paulo

Workshop realizado na quarta-feira (26) faz parte das ações previstas no Memorando de Entendimento entre a Agência e órgãos paulistas para minimizar efeitos das fortes chuvas que castigaram a região
Renato Vaz/Embratur
A oficina on-line foi o primeiro passo da Embratur de uma série de quatro ações previstas no Memorando de Entendimento

27/04/2023 – A Embratur realizou sua primeira atividade decorrente da assinatura do Memorando de Entendimento para fortalecer o Turismo no Litoral de São Paulo: um workshop sobre Turismo de Negócios, realizado nesta quarta-feira (26), de forma remota, voltado aos gestores públicos e empresários turísticos da região. O treinamento aconteceu de forma online e contou com a participação de mais de 100 pessoas.

O acordo foi firmado no início deste mês, entre a Agência, o governo do estado e municípios da região com o objetivo de enfrentar as consequências das fortes chuvas que castigaram as cidades durante o Carnaval. Entre os compromissos assumidos pela Embratur está o da realização de campanhas de promoção internacional dos destinos turísticos, além de treinamentos de adaptação a possíveis eventos climáticos extremos e de qualificação para atração de eventos internacionais.

Responsável por ministrar o workshop, a gerente de Turismo de Reuniões, Incentivos e Negócios Internacionais, Vaniza Schuler, afirmou que a iniciativa terá impacto importante. “Buscamos vislumbrar oportunidades no setor de eventos e complementar com opções de lazer. A região já tem destinos estruturados para isso, com centros de eventos e exposição, por exemplo”, destacou Schuler, que contou com o apoio da coordenadora de captação e promoção de eventos internacionais da Embratur, Cinthia Hayashi.

A oficina on-line foi o primeiro passo da Embratur de uma série de quatro ações previstas no Memorando de Entendimento. Nos próximos dias 11 e 12 de maio, haverá dois novos treinamentos para gestores e líderes, desta vez presenciais, no Litoral Sul de São Paulo. Na sequência, a Agência prepara uma campanha publicitária promovendo atrativos do litoral paulista em mercados estratégicos como o da Argentina, Uruguai e Paraguai.

 

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.