WORKSHOP

Secretários estaduais de Turismo defendem investimentos em promoção internacional

Gestores se reuniram na sede da Embratur, em Brasília, com o objetivo de traçar um planejamento coordenado de atração de turistas estrangeiros
Renato Vaz/Embratur
Estiveram na Embratur representantes dos estados de Goiás, Bahia, Acre, Roraima, Sergipe, Tocantins, Alagoas, Mato Grosso, Paraná, Distrito Federal, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Maranhão

12/05/2023 – Impulsionar a promoção do Brasil no exterior por meio de ações conjuntas, atraindo cada vez mais estrangeiros para os destinos nacionais. Esse foi o objetivo da reunião de trabalho entre Embratur e o Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur), realizada nesta sexta-feira (12), na sede da Agência, em Brasília. 

“A Embratur está de portas abertas para que a gente possa dialogar e produzir juntos. O turismo não começa e não termina com o turista, é uma cadeia imensa de trabalhadores em todo o país. Temos o desafio de dimensionar qual é o papel e qual é o desafio do turismo no modelo econômico de desenvolvimento que o século XXI exige da gente. O turismo é um instrumento fundamental para a qualidade de vida e modelo de vida que teremos em todos os estados desse país”, explicou o presidente da Embratur, Marcelo Freixo.

O presidente da agência explicou ainda que é preciso ampliar o debate sobre o turismo que queremos para o Brasil e o mundo. “Temos que considerar o setor do turismo como modelo de desenvolvimento, seja econômico, como social e também ambiental, é um setor que transforma vidas. É isso que a gente tem que entender, estruturar e promover”, afirmou Marcelo Freixo. 

O secretário de Turismo de Goiás e atual presidente do Fornatur, Fabrício Amaral, ressaltou a abrangência do setor. “É muito ruim tratar o turismo da forma como tem sido tratado. Me incomoda demais os números que temos, a distribuição de riqueza muito singular e não conseguir colocar isso na cabeça dos governantes. No cenário macroeconômico do ano passado, quem salvou o Brasil foi o serviço e o turismo. Precisamos internalizar isso”, disse. 

Já a gestora estadual de Turismo do Maranhão, Socorro Araújo, falou durante o evento da importância que foi para a região a promoção internacional da Rota das Emoções, e ainda pediu apoio para a divulgação do São João no Maranhão e sobre a candidatura à Patrimônio Natural da humanidade dos Lençóis Maranhenses. “A Embratur, junto com o Fornatur, ofereceu um espaço propício para compartilharmos desafios e oportunidades no ramo do turismo nos nossos estados. E, hoje, conseguimos aprender com o exemplo das demais regiões e vamos seguir nos desenvolvendo”, explicou a secretária.

Participaram presencialmente do encontro secretários e dirigentes do Turismo dos estados de Goiás, Bahia, Acre, Roraima, Sergipe, Tocantins, Alagoas, Mato Grosso, Paraná, Distrito Federal, Rio de Janeiro, Maranhão e Minas Gerais e de todas as demais unidades da federação de forma on-line. 

Financiamento
A votação da Medida Provisória 1147/2022 (MP do Perse), que destina 5% do orçamento do Sesc e Senac para a promoção internacional do turismo, também foi tema da reunião. Marcelo Freixo pontuou aos secretários e dirigentes estaduais que trata-se de um recurso essencial para o planejamento de ações da Embratur para os anos seguintes, esclareceu que a proposta surgiu após estudo elaborado na Fundação Getúlio Vargas (FGV) e incentivou os representantes estaduais a levarem os dados e estabeleceram o debate com os senadores de suas regiões. 

“A gente precisa trazer o debate do Turismo para um modelo de desenvolvimento. Por que o Sesc e o Senac? Porque não há possibilidade de um turista vir para o Brasil e não consumir num restaurante, não se hospedar num hotel, não pegar um táxi ou Uber, não comprar um artesanato. O comércio e o serviço são atividades que ganham com o Turismo, há um retorno. Esses 5% devem ser entendidos como investimento”, reforçou Freixo. 

O presidente do Fornatur, Fabrício Amaral, reforçou a necessidade de aprovação da MP, ressaltando que não afetaria as ações do Sesc e do Senac. “Sou advogado, sou empresário, contribuo para o sistema, tenho grandes amigos empresários e sou a favor dessa medida. Nada contra a Fecomércio, pelo amor de Deus, mas o diálogo tem que existir”, afirmou.

Workshop
A equipe de gerentes e técnicos da Embratur também participou do encontro para apresentar os planos de trabalho da Agência, com temas voltados à promoção, sustentabilidade e inovação. O diretor de Gestão e Inovação, Roberto Gevaerd, esclareceu aos secretários e dirigentes o orçamento previsto para a promoção do país no exterior em 2023. Já a diretora de Marketing Internacional, Negócios e Sustentabilidade, Jaqueline Gil, apresentou as diretrizes da atual gestão, abordando os mercados emissores prioritários e as estratégias para atrair esses turistas.

Os secretários estaduais de Turismo puderam contribuir com sugestões e apresentar demandas específicas de cada região. “Falar de turismo é falar de maneira coletiva. Essa aproximação e esse diálogo aberto com a Embratur é muito importante para potencializar as nossas regiões. Precisamos dessa parceria e desse fluxo de informação maior”, afirmou o secretário de Turismo do Espírito Santo, Weverson Meireles. 

No período da tarde, a equipe de especialistas da Embratur e os representantes estaduais de turismo puderam interagir de maneira mais direta. Ações em parceria foram debatidas, tendo como ponto de partida os resultados de pesquisas realizadas pela Embratur, que apontam as necessidades mais urgentes de investimento em qualificação profissional dos trabalhadores do turismo, de acordo com a potencialidade de cada município e o perfil do turista.

Representando a Secretaria do Turismo de Alagoas no workshop, a secretária executiva da pasta, Marília Herrmann, ressaltou que a ação foi uma oportunidade valiosa para compartilhar experiências. “Nosso Estado tem um imenso potencial turístico e, ao estarmos engajados nesses debates, podemos contribuir com o desenvolvimento do setor e fortalecer nossa posição como um destino de excelência, prova disso foi a press trip realizada pela Embratur e que foi um sucesso”, destacou a secretária.

*Veja todas as imagens do evento neste link.

 

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.