ESTRATÉGIA

Calendário de feiras da Embratur do segundo semestre prioriza geração de negócio

Agência tem atuado para qualificar a presença brasileira nas grandes feiras de forma a reposicionar o país no mercado internacional do Turismo
Divulgação/Embratur
Embratur priorizará onde há maior potencial de geração de negócios e atração de novos turistas estrangeiros para o curto, médio e longo prazo

16/05/2023 – A Embratur confirmou a participação em oito feiras internacionais no segundo semestre de 2023. A estratégia da agência na escolha dos eventos, que terão estande do Brasil, foi a de priorizar onde há maior potencial de geração de negócios e atração de novos turistas estrangeiros para o curto, médio e longo prazo. A gerência de Mercados e Eventos Internacionais, responsável por organizar este calendário, concentrou os esforços em países que são mercados prioritários, tradicionalmente grandes emissores de turistas para o Brasil, mas observou também a disponibilidade aérea, potencializando a estratégia de participação em feiras com a atração de novos voos ou ampliação de frequência das rotas existentes.

“Não adianta mostrarmos ao mundo o quão deslumbrante são nossas praias e nossa natureza, quão rica é nossa história e quão diversa é nossa cultura, se o turista na ponta não tiver como vir nos visitar porque não tá na prateleira das agências de turismo de seu país o destino Brasil. E para ter na prateleira precisa ter voo, e precisa que os empresários do turismo façam negócios. São justamente as feiras as grandes oportunidades em que as prefeituras, os governos de Estado e as operadoras brasileiras fechem negócios com as operadoras de todo o mundo, negócios que possibilitam que o turista venha para o Brasil”, destaca o presidente da Embratur, Marcelo Freixo.

Calendário
No segundo semestre deste ano, a Embratur participará de seis feiras multiprodutos, que envolvem os diversos segmentos do turismo. São elas da FIT América Latina, em Buenos Aires, Argentina, entre os dias 30 de setembro a 3 de outubro; da IFTM Top Resa, em Paris, França, entre os dias 3 a 5 de outubro; da TTG Travel Experience, em Rimini, Itália, entre os dias 11 a 13 de outubro; da FITPAR, em Assunção, Paraguai, entre os dias 13 a 15 de outubro; e da NYITS, em Nova York, EUA, entre os dias 26 a 28 de outubro e a WTM, em Londres, Inglaterra, de 6 a 8 de novembro.

O Brasil terá estande também em duas feiras do segmento MICE (Meeting, Incentives, Conferences and Exhibitions, que em português é mais conhecido como Turismo de Negócios e Eventos). São elas IMEX America, em Las Vegas, EUA, entre os dias 17 a 19 de outubro; e IBTM World, em Barcelona, na Espanha, entre os dias 28 a 30 de novembro. 

Estande reformulado
A gerência de Mercados e Eventos Internacionais tem qualificado a presença brasileira nas grandes feiras para reposicionar o país no mercado internacional. Em nossos estandes, a atenção à sustentabilidade está presente em todas as etapas, da montagem ao descarte de resíduos. Também a experiência entregue aos visitantes do que é o Brasil foi reformulada, garantindo melhor representação da diversidade de nossas manifestações culturais e da gastronomia. A Embratur também investe no uso de novas tecnologias imersivas, que possibilitam a cada investidor que pensa em vender o Brasil como destino um pouco da experiência do que é visitar o nosso país.

“As feiras de internacionais de turismo são a grande oportunidade de ampliarmos a geração de negócios para o Brasil, aumentando  o conhecimento do país e apresentando as novidades de comercialização para a próxima temporada, nesses espaços apresentamos nossos diferenciais competitivos destacando o que o Brasil tem de melhor ”

No primeiro semestre, a Embratur já participou de seis feiras internacionais (Fitur, na Espanha; T&AS e Seatrade, nos EUA; Anato, na Colômbia; a BLT, em Portugal e a ITB, na Alemanha), e organiza estande do Brasil também para as feiras Imex, que será realizada entre os dias 23 a 25 de maio na Alemanha, e Fiexpo, entre os dias 19 e 22 de junho no Panamá. 

O procedimento de inscrição para participação, como co-expositor nos eventos organizados pela Embratur ou dos quais a agência participará, contará com edital próprio que será divulgado oportunamente. Para receber os informativos sobre a participação nesses eventos, solicitamos aos interessados que preencham o Cadastro Trade.

 

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.