PROMOÇÃO INTERNACIONAL

Revista italiana publica edição especial sobre o Rio “para além dos estereótipos”

Internazionale Extra preparou 130 páginas para apresentar os lugares e as experiências singulares que o Rio de Janeiro proporciona aos turistas, entre outros atrativos 
Divulgação
A publicação desta edição da revista Internazionale Extra contou com apoio da Embaixada do Brasil na Itália e da Embratur

16/05/2023 – A revista Internazionale Extra, da Itália, publicou sua edição de maio dedicada exclusivamente à cidade do Rio de Janeiro. São 23 matérias ao longo de 130 páginas, que estão divididas em três categorias: as que apresentam a cidade, seus lugares e seu povo; as que resgatam a história da cidade, e as que tratam de experiências singulares que só o Rio proporciona. O editorial alerta que o objetivo foi “explorar um Rio menos conhecido, indo além dos estereótipos e da imagem de cartão postal da cidade maravilhosa”.  

A publicação desta edição contou com apoio da Embaixada do Brasil na Itália e da Embratur, e faz parte da estratégia de ampliação do número de visitantes do país para o Brasil – em 2022, recebemos 86 mil italianos, número 53% inferior ao patamar pré-pandemia, de 182 mil turistas em 2019. O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, destaca que a agência também tem trabalhado para aumentar o número de voos que ligam a Itália ao Brasil. “Já há companhias que estão retomando as rotas para o Brasil, então esse trabalho de promoção é fundamental para reposicionar o produto turístico brasileiro no mercado italiano. Iremos ativar no curto prazo outras ferramentas estratégicas de promoção que colaborem com o aumento de turistas italianos no Brasil”, disse.   

O Embaixador do Brasil na Itália, Helio Ramos, comentou que a iniciativa da revista Internazionale complementa os esforços que têm empreendido para a retomada dos fluxos turísticos italianos para o Brasil. “A Embaixada vem divulgando informações sobre os destinos turísticos brasileiros junto a operadores italianos do setor, bem como junto à mídia local especializada, a fim de reavivar o interesse no Brasil por parte da Itália, que, antes da pandemia, era o terceiro maior emissor de turistas para o nosso país a partir da Europa e o nono maior no mundo”, ressaltou. 

Diversidade temática
As reportagens são assinadas por jornalistas de grandes veículos do Brasil e correspondentes internacionais de jornais e agências estrangeiras. Conta com pontos de vista de quem é brasileiro e de estrangeiros que aqui moram. Entre as que apresentam a cidade, “Funciona escondido na floresta”, assinada por Andy Robinson do jornal espanhol La Vanguardia, fala da Floresta da Tijuca, sua “exuberância” e sua versatilidade como atrativo turístico. 

 “Com quase quatro mil hectares de densa vegetação tropical cobrindo uma montanha com mais de mil metros de altura, habitada por milhares de macacos capuchinhos, formigueiros e pássaros exóticos, a floresta do parque parece mais intocada do que a que rodeia Manaus”, destaca. Além da natureza, ele ressalta a vasta coleção artística que se encontra no Museu do Açude e no Parque Lage. Abre um parêntese para também convidar o leitor a conhecer o Sítio Roberto Burle Marx, um Patrimônio da Humanidade reconhecido pela ONU. 

 Na revista, há uma grande diversidade temática entre as matérias. Como por exemplo “A riqueza da cultura afrodescendente”, a primeira que trata da história e da cultura de nossa população. Assinada pela jornalista Lara Machado, da Revista Piauí, fala do recente resgate e valorização dos objetos rituais e da história das religiões de matriz africana. Já a matéria “Ao Vivo”, de Heloísa Seixas, da Folha de São Paulo, apresenta um roteiro bem detalhado de onde ouvir boa música na capital fluminense, “do Andaraí à Lapa, da Pedra do Sal aos becos de Copacabana”, passando por ritmos como o samba, a bossa nova, o choro e o jazz. A reportagem conecta a história da música com os lugares onde até hoje ela é o principal atrativo do bairro. 

 

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.