PROMOÇÃO INTERNACIONAL

Revista italiana publica edição especial sobre o Rio “para além dos estereótipos”

Internazionale Extra preparou 130 páginas para apresentar os lugares e as experiências singulares que o Rio de Janeiro proporciona aos turistas, entre outros atrativos 
Divulgação
A publicação desta edição da revista Internazionale Extra contou com apoio da Embaixada do Brasil na Itália e da Embratur

16/05/2023 – A revista Internazionale Extra, da Itália, publicou sua edição de maio dedicada exclusivamente à cidade do Rio de Janeiro. São 23 matérias ao longo de 130 páginas, que estão divididas em três categorias: as que apresentam a cidade, seus lugares e seu povo; as que resgatam a história da cidade, e as que tratam de experiências singulares que só o Rio proporciona. O editorial alerta que o objetivo foi “explorar um Rio menos conhecido, indo além dos estereótipos e da imagem de cartão postal da cidade maravilhosa”.  

A publicação desta edição contou com apoio da Embaixada do Brasil na Itália e da Embratur, e faz parte da estratégia de ampliação do número de visitantes do país para o Brasil – em 2022, recebemos 86 mil italianos, número 53% inferior ao patamar pré-pandemia, de 182 mil turistas em 2019. O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, destaca que a agência também tem trabalhado para aumentar o número de voos que ligam a Itália ao Brasil. “Já há companhias que estão retomando as rotas para o Brasil, então esse trabalho de promoção é fundamental para reposicionar o produto turístico brasileiro no mercado italiano. Iremos ativar no curto prazo outras ferramentas estratégicas de promoção que colaborem com o aumento de turistas italianos no Brasil”, disse.   

O Embaixador do Brasil na Itália, Helio Ramos, comentou que a iniciativa da revista Internazionale complementa os esforços que têm empreendido para a retomada dos fluxos turísticos italianos para o Brasil. “A Embaixada vem divulgando informações sobre os destinos turísticos brasileiros junto a operadores italianos do setor, bem como junto à mídia local especializada, a fim de reavivar o interesse no Brasil por parte da Itália, que, antes da pandemia, era o terceiro maior emissor de turistas para o nosso país a partir da Europa e o nono maior no mundo”, ressaltou. 

Diversidade temática
As reportagens são assinadas por jornalistas de grandes veículos do Brasil e correspondentes internacionais de jornais e agências estrangeiras. Conta com pontos de vista de quem é brasileiro e de estrangeiros que aqui moram. Entre as que apresentam a cidade, “Funciona escondido na floresta”, assinada por Andy Robinson do jornal espanhol La Vanguardia, fala da Floresta da Tijuca, sua “exuberância” e sua versatilidade como atrativo turístico. 

 “Com quase quatro mil hectares de densa vegetação tropical cobrindo uma montanha com mais de mil metros de altura, habitada por milhares de macacos capuchinhos, formigueiros e pássaros exóticos, a floresta do parque parece mais intocada do que a que rodeia Manaus”, destaca. Além da natureza, ele ressalta a vasta coleção artística que se encontra no Museu do Açude e no Parque Lage. Abre um parêntese para também convidar o leitor a conhecer o Sítio Roberto Burle Marx, um Patrimônio da Humanidade reconhecido pela ONU. 

 Na revista, há uma grande diversidade temática entre as matérias. Como por exemplo “A riqueza da cultura afrodescendente”, a primeira que trata da história e da cultura de nossa população. Assinada pela jornalista Lara Machado, da Revista Piauí, fala do recente resgate e valorização dos objetos rituais e da história das religiões de matriz africana. Já a matéria “Ao Vivo”, de Heloísa Seixas, da Folha de São Paulo, apresenta um roteiro bem detalhado de onde ouvir boa música na capital fluminense, “do Andaraí à Lapa, da Pedra do Sal aos becos de Copacabana”, passando por ritmos como o samba, a bossa nova, o choro e o jazz. A reportagem conecta a história da música com os lugares onde até hoje ela é o principal atrativo do bairro.