SEGURANÇA

Programa Aventura Natural é lançado com o apoio da Embratur

Durante o II Inspira Ecoturismo, em Bonito (MS), o Sebrae apresentou iniciativa que irá capacitar empreendedores que atuam no segmento de ecoturismo e turismo de aventura

Divulgação/Embratur
Programa foi lançado oficialmente na cidade de Bonito (MS), durante o II Inspira Ecoturismo

19/05/2023 – Como forma de garantir uma maior segurança aos turistas de aventura, foi lançado nesta semana o “Programa Aventura Natural”, coordenado pelo Sebrae, com o apoio da Embratur. A iniciativa prevê a realização de capacitações em destinos de turismo de aventura, e consultorias às micro e pequenas empresas deste segmento para conquistar as certificações de segurança. O programa foi lançado oficialmente na cidade de Bonito (MS), durante o II Inspira Ecoturismo, evento promovido pelo Sebrae, que apresentou oportunidades e histórias de sucessos de pequenos negócios que atuam nesse setor.

“As normas brasileiras se tornaram referência internacional e os destinos de natureza precisam definir como estratégica, a adoção da segurança em suas operações de turismo de aventura, para podermos alavancar também, a captação de turistas estrangeiros para o País”, afirmou Leonardo Persi, coordenador de Natureza e Segmentos Especiais da Embratur e especialista nas normas de segurança da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) no turismo, que ainda enfatizou que o ecoturismo e turismo de aventura estão entre as principais vocações do Brasil, atraindo turistas brasileiros e estrangeiros.

O programa prevê a realização de capacitações para que os pequenos empresários do setor possam implementar, na sua rotina de trabalho, as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), como também as regulamentações internacionais da ISO (International Organization for Standardization), que englobam o Sistema de Gestão da Segurança (SGS). Em um segundo momento, as micro e pequenas empresas também receberão auditoria para alcançar a certificação brasileira, com a acreditação do Inmetro e com reconhecimento internacional.

A analista de Competitividade do Sebrae Nacional, Ana Clévia Guerreiro, explicou que o ecoturismo e o turismo de aventura são atividades praticadas em sua grande maioria por pequenos negócios. “A ideia é oferecer um conjunto de soluções e preparar esses donos de pequenos negócios para que eles se sensibilizem sobre a importância do atendimento às normas e certificações do sistema de gestão da segurança em turismo de aventura que são obrigatórias pela Lei Geral do Turismo”.

Como participar
Podem participar do programa, as empresas MEI e micro e pequenas empresas formalizadas. É necessário que elas também estejam inscritas no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), do Ministério do Turismo, que é o cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor turístico. Para saber mais sobre o “Programa Aventura Natural” basta acessar o site ecoturismo.ms.sebrae.com.br/aventura-natural.