AÇÃO

Embratur promove press trip em Brasília e Goiás com jornalistas da Argentina, Chile e Peru

Os profissionais irão vivenciar experiências turísticas e culturais com o objetivo de promover o turismo internacional no Centro-Oeste
Divulgação/Embratur-Sebrae
As cachoeiras de Cavalcante (GO) estão no roteiro

22/05/2023 – O Brasil recebeu 2,3 milhões de turistas estrangeiros nos três primeiros meses de 2023 – números superiores aos registrados em 2019 – e a Embratur segue implementando ações para ampliar ainda mais a chegada de visitantes. De 23 a 29 de maio, a Agência, em parceria com o Sebrae Nacional, promove uma press trip com cinco jornalistas da Argentina, do Chile e do Peru com um roteiro que passa por destinos do Distrito Federal e de Goiás. A ação conta com o apoio da Secretaria de Estado de Turismo do Distrito Federal, da Agência Estadual de Turismo (Goiás Turismo), Brazilian Luxury Travel Association (BLTA), chefs e empreendedores locais.

Em uma programação de sete dias, os profissionais irão vivenciar experiências turísticas que correspondem ao perfil dos viajantes desses países da América Latina. Argentina e Peru têm voos diretos para Brasília — o voo que sai de Lima, capital peruana, foi inaugurado há pouco menos de um mês.

“Nossa estratégia tem o objetivo de garantir que essas rotas aéreas sejam cada vez mais utilizadas pelos nossos vizinhos para vir nos visitar. Esse não é um destino óbvio para o turista estrangeiro, mas que hoje está pronto para receber esse visitante. Temos, em poucos quilômetros de distância, atrativos que unem arquitetura, ecoturismo, turismo de aventura, turismo étnico e gastronômico, e tudo com padrão de qualidade internacional”, destaca Marcelo Freixo, presidente da Embratur.

O time de comunicadores é formado por Diana Pazos, do Clarín (Argentina); Pierre Dumas, do La Nación (Argentina); Carolina Arraigada, do El Mercurio (Chile); Ale Hales, do Diário Financeiro e Revista Comino (Chile) e María Rosa “Maro” Villalobos, do El Comercio (Peru).

Roteiro e atrativos

Entre os atrativos estão visitas ao Plano Piloto de Brasília, reconhecido como Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco em 1987, e à Rota Lago Oeste, com experiência no Balancéu, o maior balanço do Brasil, localizado no meio do Cerrado. Já em Goiás, serão visitadas quatro cidades: Pirenópolis, São Jorge, Alto Paraíso e Cavalcante. Destaque para as programações no Centro Histórico de Pirenópolis e Chapada dos Veadeiros, onde os jornalistas conhecerão paisagens preservadas do Cerrado com muitas cachoeiras. Além disso, passarão pelo Sítio Histórico e Patrimônio Cultural Kalunga, maior quilombo remanescente do Brasil.

A gastronomia também será ponto importante das experiências vividas pelos comunicadores. Todos os restaurantes incluídos no roteiro trazem o conceito de uma cozinha autoral com circuitos de proximidade e uso dos ingredientes nativos do segundo maior bioma brasileiro, com objetivo de promover o Brasil como um destino de turismo gastronômico que promove sustentabilidade, inclusão e a cultura brasileira de Norte a Sul do país.

 

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.