EM SÃO PAULO

África Fashion Week reconecta Brasil e África com desfiles e exposições

A Embratur participou do evento que ocorreu pela primeira vez no país e buscou valorizar cultura afro nas áreas de vestuário, decoração, beleza, gastronomia e turismo
Divulgação
A coordenadora de Diversidade, Afroturismo e Povos Originários da Embratur, Tania Neres (à direita), esteve no Expo Center Norte, em São Paulo, e acompanhou o evento in loco

29/05/2023 – Três dias dedicados à valorização da diversidade cultural, ao combate ao racismo e à integração do Brasil com o continente africano. Esse foi o África Fashion Week (AFW Brasil), evento que ocorreu pela primeira vez no país na semana passada, e buscou promover o empreendedorismo negro por meio de desfiles de moda, exposição de produtos e serviços nas áreas de vestuário, decoração, beleza, gastronomia e turismo.

As atividades do AFW começaram na noite de quinta-feira (25) – Dia Mundial da África – e foram até sábado (27). Além de elevar a visibilidade da moda, arte e cultura africana com a exposição, o evento contou com rodadas de negócios entre investidores brasileiros e estrangeiros, impulsionando também a economia no país. 

A coordenadora de Diversidade, Afroturismo e Povos Originários da Embratur, Tania Neres, esteve no Expo Center Norte, em São Paulo, e ressaltou a importância de eventos que resgatam a conexão entre Brasil e África. “Essa semana da África foi muito intensa. Fiquei feliz com tantos lugares promovendo ações para falar dessa data especial que é o 25 de maio. O AFW tem muita importância, primeiro pelo interesse imenso dessa população do continente africano de conhecer o Brasil, mas também para a troca com os afroempreendedores brasileiros que também sabem lidar muito bem com moda e puderam mostrar isso na passarela”, destacou Tania. 

O Africa Fashion Week Brasil integra o circuito African Fashion Week Londres e African Fashion Week Nigéria, concebido e fundado pela Rainha Ronke Ademiluyem em 2011, e que está na 13ª edição. O evento já contou com a participação de 67 países, com mais de 900 expositores e mais de 1 mil designers.

 

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.