EM SÃO PAULO

África Fashion Week reconecta Brasil e África com desfiles e exposições

A Embratur participou do evento que ocorreu pela primeira vez no país e buscou valorizar cultura afro nas áreas de vestuário, decoração, beleza, gastronomia e turismo

Divulgação
A coordenadora de Diversidade, Afroturismo e Povos Originários da Embratur, Tania Neres (à direita), esteve no Expo Center Norte, em São Paulo, e acompanhou o evento in loco

29/05/2023 – Três dias dedicados à valorização da diversidade cultural, ao combate ao racismo e à integração do Brasil com o continente africano. Esse foi o África Fashion Week (AFW Brasil), evento que ocorreu pela primeira vez no país na semana passada, e buscou promover o empreendedorismo negro por meio de desfiles de moda, exposição de produtos e serviços nas áreas de vestuário, decoração, beleza, gastronomia e turismo.

As atividades do AFW começaram na noite de quinta-feira (25) – Dia Mundial da África – e foram até sábado (27). Além de elevar a visibilidade da moda, arte e cultura africana com a exposição, o evento contou com rodadas de negócios entre investidores brasileiros e estrangeiros, impulsionando também a economia no país. 

A coordenadora de Diversidade, Afroturismo e Povos Originários da Embratur, Tania Neres, esteve no Expo Center Norte, em São Paulo, e ressaltou a importância de eventos que resgatam a conexão entre Brasil e África. “Essa semana da África foi muito intensa. Fiquei feliz com tantos lugares promovendo ações para falar dessa data especial que é o 25 de maio. O AFW tem muita importância, primeiro pelo interesse imenso dessa população do continente africano de conhecer o Brasil, mas também para a troca com os afroempreendedores brasileiros que também sabem lidar muito bem com moda e puderam mostrar isso na passarela”, destacou Tania. 

O Africa Fashion Week Brasil integra o circuito African Fashion Week Londres e African Fashion Week Nigéria, concebido e fundado pela Rainha Ronke Ademiluyem em 2011, e que está na 13ª edição. O evento já contou com a participação de 67 países, com mais de 900 expositores e mais de 1 mil designers.