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Em apenas quatro meses, Brasil recebe 75% dos turistas estrangeiros de todo o ano de 2022

Com argentinos em peso, o país registrou a chegada de quase 2,7 milhões de viajantes internacionais, que deixaram mais de US$ 2,155 bilhões nas cidades brasileiras
Divulgação/Embratur-Sebrae
A receita gerada pela visita de estrangeiros no primeiro quadrimestre foi a maior registrada nos últimos quatro anos: R$ 10,8 bilhões

01/06/2023 – O levantamento mensal da Embratur e do Ministério do Turismo mostra que o Brasil recebeu quase 2,7 milhões de turistas estrangeiros nos quatro primeiros meses de 2023. O número equivale a 75% dos visitantes internacionais que entraram no país durante todo o ano de 2022 (3,6 milhões de turistas).

O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, destaca que estes números apontam para a recuperação do turismo brasileiro e cita o Relatório Anual de Impacto Econômico do Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC), divulgado neste mês, que estimou que, em 2023, a contribuição do setor para o PIB do Brasil superará em 5% os níveis pré-pandemia (2019). Serão US$ 145,7 bilhões na economia nacional, chegando a 7,8% do PIB do país, e quase 8 milhões de empregos.

A receita gerada pela visita de estrangeiros no primeiro quadrimestre, conforme dados do Banco Central, foi a maior registrada nos últimos quatro anos: R$ 10,8 bilhões (US$ 2,155 bilhões) – no mesmo período do ano passado, os gastos dos estrangeiros tinham sido de R$ 8,15 bilhões (US$ 1,628 bilhões).

“Herdamos um país que estava entre os piores do mundo nos patamares de retomada do turismo internacional pós-pandemia, atrás da média de nosso continente, e nossa meta para esse ano é retomar a média histórica de cerca de 6 milhões de turistas que nos visitavam a cada ano, isso vai nos dar condições de gerar milhares de empregos neste ano”, disse Freixo.

Argentinos em peso

O acréscimo significativo de turistas estrangeiros no país também tem relação direta com o retorno dos argentinos ao Brasil. De janeiro a abril, 1,18 milhão de hermanos desembarcaram nas cidades brasileiras, registrando um aumento de 166% em relação ao ano passado, quando foram registrados 443.993.

Além da líder Argentina, o Top-3 do ranking de países que mais enviaram turistas ao Brasil tem os Estados Unidos em segundo lugar (224.882) e o Paraguai na terceira posição (194.981). Chile, Uruguai, Portugal, Alemanha, França, Reino Unido e Itália completam a lista dos 10 primeiros.

 

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.