MEMORANDO

Embratur realiza workshop sobre turismo internacional e ações climáticas em SP

Ação integra o Memorando de Entendimentos sobre a promoção internacional do litoral paulista assinado em parceria com a Secretaria de Turismo do estado
Carlos Nogueira / Prefeitura de Santos
Workshop capacitou gestores públicos, empresários, profissionais liberais e membros da comunidade sobre as adaptações a serem realizadas pelo turismo local para enfrentar novos possíveis eventos climáticos extremos

31/05/2023 – Integrando as ações para o desenvolvimento do turismo no litoral paulista, a Embratur realizou nesta semana, nos dias 30 e 31 de maio, workshop com o tema ‘Turismo Internacional e Ações Climáticas’. O evento teve a finalidade de capacitar gestores públicos, empresários, profissionais liberais e membros da comunidade sobre as adaptações a serem realizadas pelo turismo local para enfrentar novos possíveis eventos climáticos extremos, como o ocorrido no litoral norte no início do ano.

As oficinas foram conduzidas pelo gerente de Sustentabilidade e Ações Climáticas da Embratur, Saulo Rodrigues, e o coordenador de Turismo de Natureza e Segmentos Especiais da Embratur, Leonardo Persi. É a segunda atividade decorrente do Memorando de Entendimento para fortalecer o turismo do litoral do estado de São Paulo. Anteriormente, a Embratur realizou uma capacitação on-line, que contou com a participação de mais de 100 gestores públicos e empresários turísticos da região, com foco em definir estratégias para ampliar a captação de eventos internacionais no setor de turismo de negócios.

Leonardo Perse apresentou os dados estatísticos que a Embratur vem reunindo sobre o fluxo de estrangeiros no Brasil, desde antes da pandemia até os dias atuais: em 2019, foram 6,3 milhões, número que caiu para apenas 745 mil em 2021. Neste ano, os números já mostram recuperação: no primeiro quadrimestre, já foram registrados 2,6 milhões.

“O esforço de comunicação e promoção de uma localidade turística não depende exclusivamente de campanhas publicitárias e promocionais, mas também de um processo integrado e cooperado de todos os segmentos envolvidos. O turista do novo milênio deseja viajar para destinos onde, mais do que visitar e contemplar, seja possível sentir, viver, trocar experiência e ser personagem de sua própria viagem”, explicou Perse.

Já o gerente de Sustentabilidade e Ações Climáticas da Embratur, Saulo Rodrigues, lembrou que o Brasil tem liderança mundial em diversas áreas, tanto na área natural, como biodiversidade, reservas de água doce, patrimônios naturais e culturais, quanto na capacidade de seus especialistas e instituições atuantes na área, por exemplo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).

Recordando a tragédia das chuvas do Litoral Norte, que deixou dezenas de mortos em fevereiro deste ano, Saulo pontuou que a adaptação às mudanças climáticas passou a ser uma questão de sobrevivência para a humanidade. “O turismo também precisa se adaptar às mudanças climáticas. O Brasil possui uma diversidade de ativos ambientais, oferecendo oportunidades. Algumas ações podem inclusive aumentar a competitividade do turismo”, pontuou Saulo.

Durante o workshop foram apresentados diversos temas relevantes ao setor do turismo, como, por exemplo, as tendências de segmentos, o alcance de mercado internacional, os planos de marketing turístico, resiliência climática no Litoral Norte, sustentabilidade e adaptação do turismo às mudanças climáticas. Após o término da atividade, os participantes puderam tirar dúvidas e fazer questionamentos referentes ao tema.

“Seguimos trabalhando intensamente, juntamente com as três esferas de poder, para retomar e fomentar nossa economia através do turismo sebastianense. Agradeço a Embratur e o Governo do Estado de São Paulo por todo o apoio nesse momento”, ressaltou o prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto.

Memorando
A assinatura do Memorando de Entendimento ocorreu durante a abertura da feira de turismo ‘WTM Latin America’, em abril deste ano, e tem o intuito de colaborar com as ações de retomada da economia do litoral paulista e fomentar a atividade turística, principalmente na região que foi mais atingida pelas fortes chuvas no mês de fevereiro. Além das ações de qualificação, a Embratur vai realizar campanhas de promoção internacional dos destinos turísticos com o objetivo de atrair mais viajantes internacionais para as cidades da região.

“A assinatura deste documento é mais uma conquista para a nossa cidade e região, pois seremos ainda mais divulgados nos principais países de onde recebemos turistas, que são Argentina, Uruguai e Paraguai, conforme observatório de Turismo realizado no início deste ano”, destacou a secretária de Turismo de Ubatuba, Thaila Brito.


*Com informações da Prefeitura de Santos e da Secretaria de Turismo de Ubatuba

 

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.