05/06/2023 – O anúncio da companhia aérea Virgin Atlantic, sediada no Reino Unido, da estreia de uma nova rota entre os aeroportos de Heathrow, em Londres, e o de Guarulhos, em São Paulo, consolida a estratégia da Embratur para ampliação de visitantes ingleses no Brasil. O novo voo, que começará a ser operado no dia 13 de maio de 2024, conectará a capital inglesa com diversos destinos brasileiros, uma vez que a companhia trabalhará com conexões domésticas em parceria com a Latam.
A rota foi criada em um trabalho conjunto da companhia aérea com a Embratur e sua correspondente inglesa, a Visit Britain. Também participaram das negociações as secretarias de turismo da prefeitura e estado de São Paulo, além do Aeroporto de Guarulhos. “O aumento da oferta de voos por meio de parcerias é uma estratégia central da nossa gestão. Nossa missão agora é garantir a promoção dos destinos brasileiros no Reino Unido e ampliar a demanda de ingleses que desejam visitar o Brasil”, destaca Marcelo Freixo, presidente da Embratur.
A parceria com a Virgin prevê que a Embratur realize, entre outras ações, uma Famtour e Press Trip, com data e destino ainda a definir. Enquanto a Famtour é uma viagem de reconhecimento, em que operadores do turismo do Reino Unido serão convidados para conhecer os destinos brasileiros que eles irão comercializar em suas agências, na Press Trip a Embratur convidará jornalistas dos principais veículos do Reino Unido para conhecer São Paulo ou algum destino que se conecta com o voo da Virgin através do aeroporto de Guarulhos.
Entre as ações da Embratur no mercado inglês, estão a participação na WTM, em Londres, maior feira de turismo do país, que será realizada em novembro deste ano, além da filiação à LATA (Latin American Travel Association), associação formada pelos principais agentes de viagens do Reino Unido especialistas em destinos de países da América do Sul.
Recentemente, também em parceria com a Embratur, a companhia aérea British Airways anunciou que em outubro deste ano aumentará a frequência do voo que conecta Londres ao Rio de Janeiro e já começou a vender os bilhetes. Neste acordo, para aumentar a demanda de turistas ingleses para este voo, será realizado pela agência uma famtour na Rota das Emoções, circuito que passa pelos principais pontos turísticos do litoral do Maranhão, Piauí e Ceará.
Na estratégia para o mercado do Reino Unido, também está prevista a realização de um Roadshow, evento itinerante que será realizado pela Embratur, e tem programação com ações de apresentação dos atrativos turísticos brasileiros acompanhado de rodada de negócios com os operadores turísticos locais.
Reino Unido é um dos mercados emissores prioritários de turistas para o Brasil: em 2019, último ano pré-pandemia, foi o décimo país que mais enviou turistas para o Brasil (163.425). Em 2022, manteve a posição, mas com apenas 87.909 visitantes. No primeiro quadrimestre deste ano, 55.226 ingleses visitaram o país.
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.