SEMINÁRIO

Turismo sustentável é tema de debate na Semana Nacional do Meio Ambiente

O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, participou, nesta terça-feira (6), do 1º Seminário Internacional de Turismo Sustentável 2023, no Rio de Janeiro

Márcio Menasce/Embratur
"A agenda da sustentabilidade e das mudanças climáticas é estratégica para a reconstrução da imagem internacional do Brasil", afirmou o presidente da Embratur, Marcelo Freixo

06/06/2023 – Na Semana Nacional do Meio Ambiente, a pauta da sustentabilidade ganhou destaque no  1° Seminário Internacional de Turismo Sustentável 2023. O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, participou da abertura do evento, nesta terça-feira (6), no Rio de Janeiro, e destacou que o turismo é estratégico para a preservação ambiental por transformar a natureza em destino turístico e por ser uma alternativa de emprego a atividades ambientalmente predatórias.

“A agenda da sustentabilidade e das mudanças climáticas é estratégica para a reconstrução da imagem internacional do Brasil e para reinserir o nosso país de forma positiva na comunidade internacional. O mercado exige cada vez mais o compromisso com essa pauta. Por isso, esse encontro é extremamente importante por trazer para o debate o tema que é central em todo o planeta”, enfatizou Freixo.

O presidente da agência ainda afirmou em sua apresentação que as pautas climática e ambiental são fundamentais para o século 21. “Esses são temas importantes não só pela preservação, mas também por beneficiar comunidades locais, criando uma imagem positiva para os destinos e, assim, atraindo viajantes conscientes e responsáveis. E o Rio de Janeiro, sem dúvida, tem tudo para se destacar como a capital nacional do turismo sustentável”, afirmou.

O evento foi organizado pela concessionária Orla Rio, tendo como parceiros a Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade do Rio, o Rio Convention Bureau, a Riotur, o Instituto Estadual do Ambiente e as Secretarias de Turismo do estado e município. 

“Queremos buscar novas soluções e adotar, cada vez mais, práticas para destacarmos a cidade do Rio de Janeiro como um bom exemplo para todos. O turismo, que segue apresentando números expressivos e animadores, é um setor que precisa, cada vez mais, participar deste tipo de debate, e todos precisam se engajar para colocar o mundo em um caminho mais sustentável”, destacou o presidente da Orla Rio, João Marcello Barreto.

Cerca de 300 pessoas participaram do seminário, que contou com a apresentação de mais de 20 projetos na área da sustentabilidade.