EMPRESARIAL

Evento em Paris promove destinos brasileiros para operadores de turismo

Embaixada do Brasil na França reúne operadores turísticos, companhias aéreas e destinos brasileiros
Getty Images
Evento é organizado pela Embaixada Brasileira na França

14/06/2023 – Apresentações imersivas dos destinos brasileiros, provas de culinária e toda ambiência para que os operadores e agentes de turismo da França sintam um gostinho de Brasil. No mesmo evento, reuniões de apresentação e rodadas de negócios com a participação das agências de promoção dos destinos brasileiros, dos atrativos e companhias aéreas. Com essa programação, será realizado no dia 15 de junho em Paris, na França, o “Vamos Voar Para o Brasil 2023 –  4º Encontro Empresarial dos Profissionais do Turismo”. 

O evento é organizado pela Embaixada Brasileira na França, em parceria com atores privados, como as companhias aéreas, hotelaria e os receptivos que promovem destinos brasileiros e com apoio da Embratur na divulgação da nova marca Brasil. O objetivo é apresentar os principais destinos turísticos do Brasil, a diversidade de belezas naturais e culturais, e a possibilidade da vivência de experiências autênticas e singulares. O evento será realizado na própria sede da embaixada (34 cours Albert 1er). 

“Em nossa gestão na Embratur, estamos nos aproximando das embaixadas brasileiras e firmando parcerias fundamentais em nossa estratégia para ampliar o fluxo de turistas dos mercados prioritários. Eventos como este são importantes oportunidades de nos reconectar com os atores deste mercado, vamos mostrar que o Brasil respeita o meio ambiente e a diversidade de seu povo está de volta”, disse Marcelo Freixo, presidente da Embratur.

Com foco no mercado francês, neste ano a Embratur já realizou uma Press Trip com a imprensa francesa em fevereiro. Jornalistas de diferentes veículos do país conheceram o Carnaval do Rio de Janeiro. O planejamento estratégico da Agência prevê também a participação na feira Top Resa, no início de outubro, bem como a realização de campanhas publicitárias e ações para estimular a demanda de turistas franceses ao Brasil.

A França é um dos mercados emissores prioritários de turistas para o Brasil: em 2019, último ano pré-pandemia, foi o sexto país que mais enviou turistas para o Brasil (257.504). Em 2022, caiu para sétimo, com apenas 130.910 visitantes. No primeiro quadrimestre deste ano, 61.125 franceses visitaram o país, o que representa um aumento de 40% em comparação ao mesmo período do ano passado. Atualmente, quatro destinos brasileiros – São Paulo, Rio de Janeiro, Campinas e Fortaleza – recebem voos de Paris, operados pela Air France, Latam e Azul, totalizando em 37 frequências semanais.

 

 

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.