14/06/23 – Experiências autênticas, daquelas que você só consegue viver num único lugar do mundo. Destinos que permitam ao turista emergir na diversidade de nosso povo e de nossa cultura. Empreendimentos inseridos em comunidades que vivem o turismo de forma sustentável, ambientalmente, socialmente e economicamente. É esse o perfil do que o mercado do turismo hoje qualifica como “de luxo”, com alto valor agregado, e que será promovido pela Embratur, em parceria firmada nesta quarta-feira (14) com o Brazilian Luxury Travel Association (BLTA).
O Acordo de Cooperação Técnica foi assinado pelo presidente da Embratur, Marcelo Freixo, e pelo presidente da BLTA, Roberto Klabin, em cerimônia realizada na sede da agência, em Brasília. Entre as metas estipuladas, está a de promover, divulgar e comercializar os 39 destinos brasileiros representados por uma hotelaria de alta qualidade e que já estão prontos para o mercado internacional, além de trabalhar conjuntamente para ampliar os destinos com essas características.
“O Brasil tem muito espaço para atrair esse perfil de consumidor de alta renda. Quando observamos as vantagens comparativas do nosso país, a hospitalidade, a beleza, os destinos fantásticos, a gente fica perplexo de como ainda desenvolvemos pouco essas singularidades”, afirma Klabin. “Esse consumidor busca experiências únicas, como ver uma onça pintada no Pantanal, o cenário incrível dos Lençóis Maranhenses, observação de fauna, mas precisamos criar condições ideais para isso”, completa.
O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, reforçou que o “maior patrimônio do Brasil é a diversidade do povo” e que isso condiz com o anseio principal do viajante do mercado global de alto padrão. “Temos por todo o país uma infinidade de lugares onde você pode viver experiências únicas, que fazem o turista voltar para casa tendo aprendido muito sobre o outro e sobre si mesmo. Ter essa possibilidade de conexão com o diferente, e tipicamente local, é o que esse perfil de turista mais valoriza”, observa.
Ele destaca que atualmente, os empreendimentos de alto padrão organizados pela BLTA têm a característica de desenvolver econômica e socialmente as comunidades em que estão inseridos. “A cadeia do turismo é organizada de forma sustentável no entorno desses empreendimentos e comunidades, induzindo conservação na natureza e valorização de nossa cultura, e deixando importante parte da renda nas comunidades”, destaca Freixo.
Entre as cláusulas do acordo, está previsto que a “inovação e a sustentabilidade sejam elementos norteadores” das ações que serão executadas. Há ainda o acordo para o uso da Marca Brasil na promoção internacional dos empreendimentos, a realização de ações promocionais no exterior, press trips e famtours no Brasil, além da realização de estudos sobre “experiências turísticas consolidadas ou com potencial para atender o mercado internacional”.
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.