13/06/2023 – Capacitar a equipe técnica é uma das premissas da nova gestão da Embratur e, nesta terça-feira (13), a Agência recebeu um workshop da Brazilian Luxury Travel Association (BLTA), grupo voltado ao desenvolvimento de viagens de luxo no Brasil. A palestra foi conduzida pela SEO da BLTA, Simone Scorsato, e contou com a presença de diretores e diversos colaboradores da Embratur.
A apresentação faz parte do projeto Conexão Embratur, que tem como objetivo qualificar os gestores da Agência nos mais variados segmentos do turismo. “Foi mais um momento dedicado a conversar com o mercado e entender as especificidades de vários segmentos. Hoje, pudemos entender um pouco mais sobre o perfil do turista que tem um perfil de consumo mais exigente no padrão dos serviços e na autenticidade da experiência, e isso faz a Embratur ter mais assertividade em suas ações de promoção internacional”, afirmou a coordenadora de cultura e gastronomia da Embratur, Ana Paula Jacques.
Scorsato pontuou que, atualmente, o Brasil conta com 39 destinos focados neste segmento de viagens autênticas e sustentáveis e que são ativos para melhorar outras áreas do setor. “O turismo de luxo é um nicho de mercado conhecido globalmente e usado como ferramenta estratégica de promoção de destinos consolidados. E ele puxa outros nichos e outros segmentos, porque ele trabalha com a excelência e qualidade dos serviços e produtos”, destaca a diretora da BLTA.
O workshop também abordou o crescimento global de experiências focadas na excelência dos serviços oferecidos ao viajante e as tendências deste mercado. A executiva do BLTA fez questão de mostrar que os atributos do luxo vão além do dinheiro, tendo como base questões como: originalidade, sustentabilidade, herança artesanal, origem, apelo emocional, personalidade, canais de venda, entre outros.
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.