AFROTURISMO

Embratur defende promoção da cultura negra para alavancar o turismo

Audiência pública, na Câmara dos Deputados, possibilitou o debate sobre quais iniciativas podem ser desenvolvidas para promover e criar oportunidades econômicas para o segmento
Renato Vaz/Embratur
Tânia Neres anunciou iniciativas que estão sendo estudadas e estruturadas pela Embratur para ampliar o mercado e a interação com o mercado internacional, sobretudo com a África e os Estados Unidos

15/06/2023 – A Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados realizou, nesta quarta-feira (14), debate sobre a importância do afroturismo na preservação da cultura, resgate da história, combate ao racismo e no desenvolvimento econômico e social da população negra brasileira. Na pauta, os convidados trataram sobre o que já vem sendo desenvolvido e como o poder público pode impulsionar este segmento. 

O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, lembrou que o setor do turismo corresponde, atualmente, a 7,8% do PIB e tem amplo potencial de crescimento a partir da aposta no afroturismo. “A gente quando cria uma coordenação, com um investimento no afroturismo, é porque mais do que não ser racista, mais do que não tolerar o racismo, a gente tem que fazer da igualdade racial um produto, uma identidade, um discurso, uma visão que nos traga emprego, crescimento e desenvolvimento. Nenhum país pode buscar desenvolvimento convivendo com o racismo. Então, acho que a gente coloca o turismo no lugar do seu  compromisso, com a história desse povo. Não existe história do Brasil sem passar pela história da África”, destacou o presidente da agência.   

O debate foi organizado pelo deputado federal João Bacelar, que também acredita no potencial do afroturismo, a partir da mudança de perfil do turista tradicional. “O turismo promove, divulga os destinos, por isso é preciso pensar e executar políticas para estruturar o turismo basileiro de forma a valorizar a cultura negra. As pessoas querem ter contato com a cultura local. Você chegar, por exemplo, à cidade de Salvador, ir a um templo religioso – como o Ilê Axé Opô Afonjá – que é uma pequena aldeia africana com museu, culinária, artesanato, vestuário, oficina, música, dança, religião… Não tem parque, no mundo, que consiga superar isso”, disse.

Para o debate, a equipe da Diáspora.Black – plataforma digital de promoção do afroturismo, apresentou dados mostrando que 85% das iniciativas são lideradas por mulheres e 35% são registradas como microempreendedor individual (MEI). “Infelizmente, as pessoas ainda não conseguem reconhecer o potencial do desenvolvimento econômico que tem nas atividades culturais, nas atividades religiosas, nas atividades produzidas pelas herança africana nesse país, e que está presente em todas as cidades”, enfatizou Carlos Humberto da Silva Filho, CEO da empresa.

Ampliação
A coordenadora de Afroturismo, Diversidade e Povos Indígenas da Embratur, Tania Neres, apresentou experiências bem sucedidas em destinos do Brasil, explicando onde e como o afroturismo está presente, como as visitações ao Quilombo Pedra do Sal, no Rio de Janeiro; a Caminhada Salvador Negra, na Bahia, e o Parque Memorial dos Palmares, em Alagoas. Ela destacou o potencial de crescimento que o país tem neste setor, principalmente se investir no resgate histórico e valorização cultural.

“Os turistas americanos são o nosso mercado potencial não é à toa, os negros dos Estados Unidos gastaram US$ 109 bilhões em turismo, nesse grande interesse que eles têm por reconexões ancestrais”, afirmou. 

Tânia Neres anunciou ainda as iniciativas que estão sendo estudadas e estruturadas pela Embratur para ampliar o mercado e a interação com o mercado internacional, sobretudo com a África e os Estados Unidos. “É preciso sensibilizar as pessoas para que entendam o que é afroturismo, que é o Brasil vendendo a cultura afro para todo o mundo”, 

A audiência pública reuniu ainda representantes dos Ministérios do Turismo e da Igualdade Racial, além de agentes de afroturismo e da sociedade civil. 

 

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.