TRADIÇÃO

Embratur irá desenvolver ações para promover festival da Lavagem da Madeleine

Evento já faz parte do calendário oficial da Prefeitura de Paris e apresenta a cultura brasileira
Renato Vaz/Embratur
A deputada estadual da Bahia, Olívia Santana, reforçou a importância do trabalho desenvolvido pela Embratur de apresentar a identidade brasileira para o público estrangeiro

15/06/2023 – Um dos maiores eventos culturais brasileiros no mundo acontece na França. É a já tradicional “Lavagem de La Madeleine”, realizada anualmente em Paris, e que reúne milhares de pessoas nas ruas da capital francesa numa festa que agrega aspectos religiosos de matriz africana com muita folia e carnaval. “É esse o Brasil que a Embratur quer promover”, afirmou o presidente da agência, Marcelo Freixo, nesta quinta-feira (15), em reunião com a deputada estadual da Bahia, Olívia Santana. 

A parlamentar estava acompanhada de representantes do festival, que apresentaram o projeto da edição deste ano, que será realizada em setembro. “É muito importante trabalharmos juntos para promover a cultura baiana para o mundo. A França é um mercado muito importante por ser um dos principais emissores de turistas para o Brasil, e o trabalho realizado pela Lavagem é uma referência para a nossa equipe, e podemos buscar caminhos para ampliar essa bela representação da festa popular da Lavagem do Senhor do Bonfim”, destacou o presidente Freixo.

A deputada Olívia Santana reforçou a importância do trabalho desenvolvido pela Embratur de apresentar a identidade brasileira para o público estrangeiro. “É muito bom saber que a Agência voltou a ter como foco a promoção do nosso turismo para o mundo, mostrar uma imagem positiva do nosso país. Fico muito feliz em saber que vamos poder voltar a ter uma parceria para divulgar a nossa Bahia, e esse intercâmbio do turismo que a Embratur proporciona é muito rico, são novas relações com o mundo e que precisam ser fortalecidas”, disse.

Durante a reunião, ficou acertado a criação de uma agenda de trabalho conjunta, envolvendo representantes da agência e do festival para desenvolver ações de captação de parceiros para apoiar a realização do evento.

A França é uma das nações que mais emite turistas para o Brasil na Europa, mas a promoção dos destinos brasileiros estava interrompida por razões políticas nos últimos anos. Para retomar as relações com os franceses e voltar a atrair um maior número de visitantes para os destinos brasileiros, a Embratur vem traçando ações para divulgar de forma positiva o Brasil no país europeu.

“Lavagem de la Madeleine”
Atualmente, o festival já faz parte do calendário oficial da Prefeitura de Paris, sendo ainda uma das datas que reúne milhares de participantes no cortejo, de cerca de 3,5 km entre a Praça da República e a Igreja da Madeleine, como acontece em Salvador.

A festividade conta com diferentes blocos e alas, como a das baianas, o maracatu, diferentes grupos de batucada e a ala Mulheres da Resistência, que há três anos homenageia mulheres que se destacam na política e na História. Este ano o evento voltou a ter um trio elétrico no desfile.

 

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.