CULTURA BRASILEIRA

Embratur intensifica ações de promoção do Brasil no exterior em junho

Agência acionará mercados estratégicos como Argentina, Chile, Peru, Colômbia e Estados Unidos, por meio de famtour, press trip e feira internacional
Divulgação
Embratur recebe 14 operadores de turismo de Argentina, Chile e Peru para conhecer de perto as tradicionais festividades de São João no Nordeste

18/06/2023 – Em um cenário de recuperação do turismo, a Embratur intensifica as ações de promoção do Brasil no exterior. Só em junho, a Agência impulsiona os produtos e destinos nacionais em mercados estratégicos como Argentina, Chile, Peru, Colômbia e Estados Unidos, por meio de uma press trip, duas famtours e a participação na Fiexpo Latin America, uma das principais feiras do segmento de Reuniões, Eventos e Incentivos da América Latina. 

“Nosso objetivo de curto prazo é retomar o patamar de 6 milhões de estrangeiros que visitavam nosso país antes da pandemia, mas já estamos mostrando para o mundo um novo Brasil, mostrando a riqueza de nossa cultura em nossas festas regionais no São João do Nordeste e em Parintins, mas também apresentando um país que assume o compromisso com a sustentabilidade, tem estrutura e atrativos para se tornar um grande competidor global de eventos internacionais”, destaca o presidente da Embratur, Marcelo Freixo.

A primeira ação iniciou nesta segunda (19) e segue até 25 de junho. A Embratur recebe 14 operadores de turismo de Argentina, Chile e Peru para conhecer de perto as tradicionais festividades de São João de Caruaru-PE, Campina Grande-PB e Recife-PE. A finalidade de uma famtour é oferecer condições para operadores – empresas que comercializam os serviços turísticos do Brasil no exterior – vivenciarem experiências como turistas no Brasil e, ao mesmo tempo, possam adequar seus produtos ao perfil do consumidor, em negociação direta com os operadores turísticos brasileiros.

Na sequência, a Embratur mira suas ações para o Norte, mais precisamente para o Festival Folclórico de Parintins, no Amazonas. De 26 de junho a 3 de julho, 8 operadores de viagens de Colômbia, Argentina e Chile vão conhecer in loco as tradicionais apresentações do Boi Garantido (vermelho) e do Boi Caprichoso (azul). Este ano, a festividade terá como grande foco temático das apresentações será a sustentabilidade, pauta consonante com as políticas que a Embratur está desenvolvendo.

Na última semana de junho – de 23 a 30 –, a Embratur realiza também uma press trip em Belo Horizonte e outras cidades históricas de Minas Gerais. A agência convidou jornalistas norte-americanos para viverem de perto experiências focadas nos segmentos de cultura, gastronomia e afroturismo. 

Feira internacional
Entre os dias 19 e 22 de junho, a Embratur participa da Fiexpo Latin America, uma das maiores feiras internacionais de turismo no segmento MICE (Meetings, Incentives, Conventions and Exhibitions). A Agência conta com um estande de promoção de destinos e atrativos do Brasil ao lado de 14 coexpositores. A estratégia do Brasil na feira é reconectar o país aos principais compradores desse segmento, as grandes empresas e operadoras de turismo focadas em eventos, convenções e negócios. 

Momento do turismo
Levantamento da Embratur e do Ministério do Turismo mostra que o Brasil recebeu quase 2,7 milhões de turistas estrangeiros nos quatro primeiros meses de 2023. O número equivale a 75% dos visitantes internacionais que entraram no país durante todo o ano de 2022 (3,6 milhões de turistas). A receita gerada por esses visitantes no Brasil foi de (US$ 2,155 bilhões), equivalente a R$ 10,8 bilhões. 

Além disso, outro fator que demonstra viés de alta no turismo foi o Relatório Anual de Impacto Econômico do Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC). O estudo estimou que, em 2023, a contribuição do setor para o PIB do Brasil superará em 5% os níveis pré-pandemia (2019). Serão US$ 145,7 bilhões na economia nacional, chegando a 7,8% do PIB do país, e quase 8 milhões de empregos.