20/06/2023 – As celebrações dos 25 anos do Centro de Excelência em Turismo (CET), da Universidade de Brasília (UnB), iniciaram nesta terça-feira (20) com uma roda de conversa sobre o futuro do turismo no Brasil e no mundo. O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, foi convidado para ministrar a primeira palestra, com o tema: “Um Outro Turismo é Possível: Desafios do Turismo para um Desenvolvimento Includente”. A reitora da UnB, professora Márcia Abrahão, participou da abertura do evento, acompanhada da diretora do CET, professora Marutschka Martini Moesch.
O presidente da Agência iniciou o debate, que reuniu membros da reitoria, docentes, discentes, especialistas e representantes da sociedade civil, questionando os participantes: “que mundo o mundo quer visitar?”. Durante sua fala, Freixo explicou que o Turismo Sustentável e o Afroturismo estão entre as prioridades da Embratur, e ainda detalhou algumas das ações de trabalho que estão sendo desenvolvidas nesses quase seis meses à frente da Agência.
“O Turismo é uma identidade. E nós queremos que o mundo visite um Brasil que respeite a natureza, as mulheres, que não seja racista e que enfrente a desigualdade social”, enfatizou.
Além de esta ser uma agenda socialmente e ambientalmente responsável, o presidente Marcelo Freixo ainda explicou que é um produto econômico para atrair mais turistas, uma vez que os viajantes estão cada vez mais atentos aos impactos que os serviços e produtos que eles consomem provocam no meio ambiente e na vida das pessoas.
“O Turismo é uma atividade econômica das mais importantes do mundo no século XXI. O Brasil tem um grande potencial ainda a ser explorado. Somente no primeiro quadrimestre de 2023, o Brasil recebeu 2,7 milhões de turistas internacionais. Juntos, eles injetaram na economia do país o equivalente a R$ 10 bilhões. Isso é sinônimo de geração de emprego e renda nas cidades”, enfatizou.
A reitora da universidade, professora Márcia Abrahão, parabenizou o Centro de Excelência em Turismo pelas suas conquistas ao longo desses 25 anos. “É muito gratificante ver o quanto o nosso centro de turismo avançou ao longo do tempo, se tornando uma referência no país e no mundo, com grandes avanços acadêmicos. É uma obrigação do país saber cuidar do seu turismo com responsabilidade”, disse.
Para a diretora do CET, o turismo é uma ciência da ação. “Turismo não é apenas um curso dedicado às disciplinas, mas um trabalho extremamente interdisciplinar e dinâmico. Não podemos colocar o potencial do turismo abaixo das políticas públicas. É uma ferramenta agregadora para os territórios, respeitando as comunidades, as suas memórias, para que se multiplique o respeito entre os visitantes e os anfitriões. Nestes 25 anos de história, foi preciso sair dos trilhos para construir trilhas”, explicou a professora Marutschka Moesch.
Para dar continuidade às conquistas do Centro de Excelência em Turismo ao longo dos últimos 25 anos, será realizada uma série de encontros ao longo deste ano com especialistas do setor, sempre seguido de roda de conversa com pesquisadores do CET e, por fim, uma atração cultural.
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.