DESENVOLVIMENTO

Alckmin conhece estratégia da Embratur para gerar emprego e renda no turismo

Marcelo Freixo apresentou o “Mapa do Turismo Internacional”, que traça o perfil das cidades brasileiras com potencial para receber visitantes estrangeiros
Renato Vaz/Embratur
Marcelo Freixo apresentou ao presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin, os números do turismo internacional neste primeiro quadrimestre de 2023

21/06/2023 – O presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin, recebeu, nesta quarta-feira (21), do presidente da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), Marcelo Freixo, o “Mapa do Turismo Internacional”. A publicação traça o perfil das cidades brasileiras com potencial para receber visitantes estrangeiros, quais tipos de empregos podem ser gerados pela cadeia do turismo e as qualificações necessárias para dotar estes serviços de qualidade para receber os turistas.

Freixo explicou para Alckmin que a Embratur vem atuando para fortalecer o turismo como uma importante atividade de geração de emprego e renda, além de inclusão social e desenvolvimento sustentável. “O turismo tem um papel importante para o desenvolvimento do nosso país, induz à sustentabilidade com geração de emprego e renda. O turismo é a grande indústria do século XXI”, enfatizou o presidente da Embratur.

Durante a reunião realizada no Palácio do Planalto, Marcelo Freixo ainda apresentou ao presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin, os números do turismo internacional neste primeiro quadrimestre de 2023. “Neste período, registramos a entrada de 2,7 milhões de visitantes estrangeiros no Brasil. Ou seja, estamos começando a superar os números de 2019, da pré-pandemia. E esses turistas deixaram nos cofres municipais e estaduais mais de R$ 10 bilhões. Dificilmente outro setor deixa um volume de recurso como esse, de forma limpa, diretamente nas cidades em tão pouco tempo”, ressaltou.

No encontro, Geraldo Alckmin confirmou que o turismo é uma importante ferramenta de geração de emprego e, consequentemente, de desenvolvimento socioeconômico e ambiental.

 

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.