25/06/2023 – A NEST e o EmbraturLAB, centros de inovação no turismo com sede em Portugal e do Brasil, assinam termos de parceria na próxima terça-feira (27) para atuar conjuntamente em estratégias de impulsionamento de startups turísticas. A assinatura do acordo será realizada na Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa, às 11h30, e contará com a participação do presidente da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), Marcelo Freixo.
“Temos o compromisso de qualificar o turismo para um impacto positivo no mundo e essa parceria com o Nest, de Portugal, traz novas oportunidades para que haja esse intercâmbio de experiências. Nosso objetivo é usar a tecnologia a favor dos serviços do turismo e melhorar a experiência dos turistas internacionais no Brasil”, afirma o presidente da Embratur, Marcelo Freixo.
Primeiro programa
A primeira ação conjunta da parceria foi a Aceleração “BoostX Scale Up”, realizada para negócios em fase de ganhar escala internacionalmente. Na primeira fase serão selecionadas 10 empresas que terão a oportunidade de, a convite do programa, participar gratuitamente nos “Innovation Days” em Portugal.
Após a fase inicial, as cinco empresas finalistas vencerão um programa customizado e intensivo de Educação para Executivos by Nova, com especialistas de diversas áreas. As empresas terão ainda a oportunidade de desenvolver o seu projeto e impulsionar o seu modelo de negócio e resultados, usufruindo de um ecossistema único de teste e controle, com o suporte de todos os parceiros da iniciativa. O programa é organizado em parceria com a Organização Mundial do Turismo.
Agenda
O presidente da Embratur também participa como debatedor do 11º Fórum Jurídico de Lisboa, que neste ano tem como tema “Governança Digital”. Marcelo Freixo comporá a Mesa XV: Turismo, Infraestrutura, Governança e Perspectivas, que será realizada na quarta-feira (28) às 10h, na Faculdade de Direito de Lisboa.
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.