26/05/23 – Os turistas estrangeiros que visitaram o Brasil em maio deixaram em nosso país nada menos que US$ 567 milhões (cerca de R$ 2,7 bilhões). O valor é o maior da série histórica, que começou em 1998, e aponta para um importante crescimento do turismo internacional em 2023: de janeiro a maio, os estrangeiros gastaram no Brasil US$ 2,721 bilhões (quase R$ 13 bilhões), valor 36% maior que os US$ 2 bilhões que entraram no país no mesmo período de 2022. Os dados apontam para a recuperação do turismo a patamares de pré-pandemia: em 2019, os turistas deixaram em nosso país um valor ligeiramente menor, US$ 2,701 bilhões.
“Mês a mês, os resultados deste ano de entrada de turistas e de gastos destes visitantes em nosso país estão apontando para um crescimento vigoroso de nosso turismo, a projeção do Conselho Internacional do Turismo, o WTTC, é de que neste ano vamos recuperar os patamares de pré-pandemia. Este resultado de maio nos dá ainda mais ânimo e convicção de que estamos no caminho certo para irmos longe, e fazer do turismo internacional uma das atividades econômicas que mais vai gerar muito emprego e renda no Brasil nos próximos anos. Estamos transformando potencial em realidade”, disse Marcelo Freixo, presidente da Embratur.
Esta é a quinta vez, desde que os dados começaram a ser divulgados pelo Banco Central, em 1995, que há variação positiva na entrada de divisas no Brasil devido ao turismo entre os meses de abril e maio.
Mais voos
Marcelo Freixo exalta a estratégia da Agência para ampliar o número de visitantes estrangeiros no segundo semestre, focada na ampliação da conectividade aérea internacional. Em 2023, o número de voos com destino ao Brasil, realizados até então com os previstos até dezembro, aumentou 40% em comparação com 2022, saindo de 46.223 para 64.783 – dados da Embratur com a Fowardkeys.
“Não adianta convidar o turista, se ele não tiver como vir facilmente. Vivemos uma pandemia em que o setor aéreo parou, e as companhias não retomaram o que existia antes. Atualmente, a decisão de inaugurar cada nova rota sempre parte de um estudo muito detalhado de demanda. E é aí que a Embratur entra, com dados e em parceria com as aéreas, garantindo ações de promoção internacional para gerar demanda de turistas estrangeiros para esses novos voos”, detalhou Freixo
Promoção internacional
Para garantir a maior presença de estrangeiros nesses voos, a Embratur já participou de sete feiras internacionais e organiza estande em outras nove feiras neste ano. A Agência já realizou quatro press trips, viagens de jornalistas estrangeiros para conhecer destinos brasileiros e escrever sobre eles em seus veículos. Neste momento está sendo realizada uma press trip em Minas Gerais, com jornalistas dos EUA, e na quarta-feira (28) iniciará mais outra, no estado do Pará, com repórteres da Argentina e Chile.
Neste ano, está planejada a realização de seis famtours, ferramenta que convida operadores de turismo estrangeiros para conhecer os destinos brasileiros que vão comercializar em seus países de origem – a primeira aconteceu na semana passada, quando operadores de turismo de Argentina, Chile e Peru conheceram os festejos de São João no Nordeste – Campina Grande (PB), Caruaru (PE) e Recife (PE).
A Embratur também realizará, no segundo semestre de 2023, seis roadshows, que são eventos organizados nos países emissores, que levam destinos brasileiros para apresentação aos operadores estrangeiros. A Agência também realiza ao longo do ano diversas campanhas de publicidade, com segmentação de público e uso de inteligência de dados.
Confira os gastos dos turistas estrangeiros no Brasil por ano no mês de maio, valores em US$:
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.