Conexão

Cultura, gastronomia e afroturismo de Minas Gerais são apresentados a jornalistas dos Estados Unidos

Press trip da Embratur busca aproximar norte-americanos dos costumes mineiros e atrair mais viajantes do país ao Brasil
Divulgação
Embratur e Sebrae organizaram a press trip para apresentar os atrativos turísticos de Belo Horizonte para grupo de jornalistas norte-americanos

26/06/2023 – Cinco jornalistas norte-americanos estão em Minas Gerais participando de uma press trip para conhecer alguns dos principais atrativos turísticos do estado. A atividade é organizada pela Embratur, em parceria com o Sebrae, com o apoio das secretarias de Turismo do estado de Minas Gerais e de Belo Horizonte, e convidou repórteres especializados em turismo dos veículos Global Traveler, Elle, Fodors, Livid Magazine e Travel Pulse. A programação começou na última sexta-feira (23) e vai até quinta (29), e conta com experiências culturais e gastronômicas. Os jornalistas também conhecerão roteiros de afroturismo no interior do estado.

Na capital, o grupo visitou a Casa do Baile – Centro de Referência de Arquitetura, Urbanismo e Design no Conjunto Moderno da Pampulha –, o Mercado Central de BH e o Museu Inhotim. No interior, entre outras coisas, consta na programação a visita à Basílica Nosso Senhor do Matozinhos, em Congonhas, onde terão contato com as obras de Aleijadinho, e ida ao Centro Histórico de Tiradentes.

“A Embratur atua na atração de voos, e o Aeroporto de Confins contará, no terceiro trimestre deste ano, com um crescimento de 110% na frequência das rotas internacionais. Atuamos também, de forma estratégica, usando nossas ferramentas de promoção, como essa press trip em Minas Gerais, para casar o crescimento da oferta de voos com um aumento de demanda de turistas querendo nos visitar. Não adianta ter voos, se não tiver turistas. E não adianta convidar o turista, se ele não tiver como vir facilmente”, explicou Marcelo Freixo, presidente da Embratur. 

Atualmente, existe uma rota aérea que liga Belo Horizonte a Fort Lauderdale, Flórida (EUA), e uma para o Panamá, pela Copa Airlines, importante hub de ligação dos EUA com a América Latina. Em setembro, a Azul inaugura uma nova rota, que ligará a capital mineira à Orlando (EUA).

“Minas Gerais é um estado lindo, riquíssimo em arquitetura, artes, cultura e gastronomia, um destino pouco óbvio para o turista estrangeiro hoje, mas sem dúvidas com experiências que só se vive ali. Esses jornalistas voltarão convencidos de que esse é um importante lugar no planeta para se conhecer”, disse Freixo. “Minas é certamente um dos estados em que a influência africana é mais marcante no país, e o afroturismo agora resgata e valoriza todos esses aspectos que por séculos o racismo manteve escondido”, completou o presidente da Embratur.

 

 

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.