26/06/2023 – Cinco jornalistas norte-americanos estão em Minas Gerais participando de uma press trip para conhecer alguns dos principais atrativos turísticos do estado. A atividade é organizada pela Embratur, em parceria com o Sebrae, com o apoio das secretarias de Turismo do estado de Minas Gerais e de Belo Horizonte, e convidou repórteres especializados em turismo dos veículos Global Traveler, Elle, Fodors, Livid Magazine e Travel Pulse. A programação começou na última sexta-feira (23) e vai até quinta (29), e conta com experiências culturais e gastronômicas. Os jornalistas também conhecerão roteiros de afroturismo no interior do estado.
Na capital, o grupo visitou a Casa do Baile – Centro de Referência de Arquitetura, Urbanismo e Design no Conjunto Moderno da Pampulha –, o Mercado Central de BH e o Museu Inhotim. No interior, entre outras coisas, consta na programação a visita à Basílica Nosso Senhor do Matozinhos, em Congonhas, onde terão contato com as obras de Aleijadinho, e ida ao Centro Histórico de Tiradentes.
“A Embratur atua na atração de voos, e o Aeroporto de Confins contará, no terceiro trimestre deste ano, com um crescimento de 110% na frequência das rotas internacionais. Atuamos também, de forma estratégica, usando nossas ferramentas de promoção, como essa press trip em Minas Gerais, para casar o crescimento da oferta de voos com um aumento de demanda de turistas querendo nos visitar. Não adianta ter voos, se não tiver turistas. E não adianta convidar o turista, se ele não tiver como vir facilmente”, explicou Marcelo Freixo, presidente da Embratur.
Atualmente, existe uma rota aérea que liga Belo Horizonte a Fort Lauderdale, Flórida (EUA), e uma para o Panamá, pela Copa Airlines, importante hub de ligação dos EUA com a América Latina. Em setembro, a Azul inaugura uma nova rota, que ligará a capital mineira à Orlando (EUA).
“Minas Gerais é um estado lindo, riquíssimo em arquitetura, artes, cultura e gastronomia, um destino pouco óbvio para o turista estrangeiro hoje, mas sem dúvidas com experiências que só se vive ali. Esses jornalistas voltarão convencidos de que esse é um importante lugar no planeta para se conhecer”, disse Freixo. “Minas é certamente um dos estados em que a influência africana é mais marcante no país, e o afroturismo agora resgata e valoriza todos esses aspectos que por séculos o racismo manteve escondido”, completou o presidente da Embratur.