PATRIMÔNIO

Embratur promove ação para potencializar turismo internacional no Festival de Parintins

Agência inicia famtour com oito operadores sul-americanos, que vão conhecer o festival para melhor comercializá-lo como um produto em seus países de origem 
Divulgação/Embratur
Famtour reúne 8 operadores de viagens da Colômbia, Argentina e Chile que irão conhecer o Festival Folclórico de Parintins e os pontos turísticos de Manaus (AM)

27/06/2023 – O Festival Folclórico de Parintins, no Amazonas, é mais uma tradicional manifestação cultural do Brasil que será promovida pela Embratur para atrair mais turistas estrangeiros ao país. Desta terça-feira (27) até o dia 3 de julho, a Agência proporciona uma viagem de familiarização (famtour) pelo norte do país – Manaus e Parintins – com 8 operadores de viagens de Colômbia, Argentina e Chile. O objetivo é oferecer condições para que as empresas que comercializam os serviços turísticos do Brasil no exterior experimentem as atrações como turistas e possam adequar seus produtos ao perfil do consumidor estrangeiro.

O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, estará no município, entre os dias 30 de junho e 2 de julho, para alinhar novas estratégias de divulgação do evento com o governo do estado e a prefeitura, e, assim, atrair mais turistas estrangeiros.

“Cada dia mais, os olhos do mundo estão na Região Amazônica. E o desafio de fortalecer o turismo nessa região é o desafio de dar sustentabilidade econômica e social para uma população que vai nos ajudar a enfrentar a crise ambiental e preservar nossa floresta. Esse festival lindo e tradicional só existe aqui, é reflexo da nossa diversidade cultural que é única e nos proporciona experiências que são fascinantes. O mundo quer vir conhecer Parintins, quer conhecer nossa Amazônia e colaborar na construção de um país sustentável”, afirma o presidente da Embratur, Marcelo Freixo. 

Alinhado às prioridades do governo federal e da Embratur, o Festival de Parintins deste ano tem como grande foco temático das apresentações a sustentabilidade. Além de conhecer in loco as tradicionais apresentações do Boi Garantido (vermelho) e do Boi Caprichoso (azul), em Parintins, os operadores sul-americanos vão desfrutar de um roteiro com direito a contemplação de golfinhos cor de rosa e do peixe pirarucu, observar o encontro das águas, um city tour em Manaus, jantar num barco-hotel, participar de um ritual indígena com degustação, mergulhar em cachoeiras, entre outras atividades.

Patrimônio Cultural
O Festival Folclórico de Parintins é um evento reconhecido como Patrimônio Cultural do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A festa popular ocorre anualmente, sempre na última semana de junho. 

O festejo marca a disputa entre o Boi Garantido (vermelho) e o Boi Caprichoso (azul), que neste ano terá os conceitos da Cultura, Turismo e Sustentabilidade como norteadores da montagem e das apresentações.