PATRIMÔNIO

Embratur promove ação para potencializar turismo internacional no Festival de Parintins

Agência inicia famtour com oito operadores sul-americanos, que vão conhecer o festival para melhor comercializá-lo como um produto em seus países de origem 
Divulgação/Embratur
Famtour reúne 8 operadores de viagens da Colômbia, Argentina e Chile que irão conhecer o Festival Folclórico de Parintins e os pontos turísticos de Manaus (AM)

27/06/2023 – O Festival Folclórico de Parintins, no Amazonas, é mais uma tradicional manifestação cultural do Brasil que será promovida pela Embratur para atrair mais turistas estrangeiros ao país. Desta terça-feira (27) até o dia 3 de julho, a Agência proporciona uma viagem de familiarização (famtour) pelo norte do país – Manaus e Parintins – com 8 operadores de viagens de Colômbia, Argentina e Chile. O objetivo é oferecer condições para que as empresas que comercializam os serviços turísticos do Brasil no exterior experimentem as atrações como turistas e possam adequar seus produtos ao perfil do consumidor estrangeiro.

O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, estará no município, entre os dias 30 de junho e 2 de julho, para alinhar novas estratégias de divulgação do evento com o governo do estado e a prefeitura, e, assim, atrair mais turistas estrangeiros.

“Cada dia mais, os olhos do mundo estão na Região Amazônica. E o desafio de fortalecer o turismo nessa região é o desafio de dar sustentabilidade econômica e social para uma população que vai nos ajudar a enfrentar a crise ambiental e preservar nossa floresta. Esse festival lindo e tradicional só existe aqui, é reflexo da nossa diversidade cultural que é única e nos proporciona experiências que são fascinantes. O mundo quer vir conhecer Parintins, quer conhecer nossa Amazônia e colaborar na construção de um país sustentável”, afirma o presidente da Embratur, Marcelo Freixo. 

Alinhado às prioridades do governo federal e da Embratur, o Festival de Parintins deste ano tem como grande foco temático das apresentações a sustentabilidade. Além de conhecer in loco as tradicionais apresentações do Boi Garantido (vermelho) e do Boi Caprichoso (azul), em Parintins, os operadores sul-americanos vão desfrutar de um roteiro com direito a contemplação de golfinhos cor de rosa e do peixe pirarucu, observar o encontro das águas, um city tour em Manaus, jantar num barco-hotel, participar de um ritual indígena com degustação, mergulhar em cachoeiras, entre outras atividades.

Patrimônio Cultural
O Festival Folclórico de Parintins é um evento reconhecido como Patrimônio Cultural do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A festa popular ocorre anualmente, sempre na última semana de junho. 

O festejo marca a disputa entre o Boi Garantido (vermelho) e o Boi Caprichoso (azul), que neste ano terá os conceitos da Cultura, Turismo e Sustentabilidade como norteadores da montagem e das apresentações.

 

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.