trade internacional

Embratur retoma associação à entidade mundial de turismo LGBTQIAP+

Parceria faz parte da retomada da promoção do Brasil como um dos principais destinos de Turismo LGBT+ do mundo. Agência também confirmou presença na Convenção Global Anual da IGLTA
Getty Images
Embratur confirma presença na 40ª edição da Convenção Global Anual da IGLTA

28/06/2023 – Posicionar o Brasil como referência no Turismo LGBT+ é uma das estratégias da Embratur para atrair mais viajantes internacionais ao país. E no Dia Internacional do Orgulho LGBT, a Agência retoma sua filiação à Associação Internacional de Turismo LGBTQIA+ (IGLTA), a mais importante plataforma de comunicação com o trade internacional focado neste segmento.

Além de retomar o contrato de associado da IGLTA, a Embratur confirma presença na 40ª edição da Convenção Global Anual da IGLTA, que será realizada na cidade de San Juan, em Porto Rico, de 4 a 7 de outubro. A ação faz parte da estratégia da recém-criada Coordenação de Diversidade, Afroturismo e Povos Indígenas da Agência, em conjunto com as políticas de governo estabelecidas pela nova gestão, de reposicionar o Brasil no segmento.

“Essa parceria é um marco da retomada da promoção do Brasil como destino de Turismo LGBT+. Esse movimento feito pela Embratur é parte de nossa estratégia, que tem como eixo central a importância e a valorização da diversidade na promoção internacional do nosso país”, destaca o presidente da Embratur, Marcelo Freixo. 

Ser um dos associados à IGLTA permitirá à Embratur ter um contato facilitado com meios de hospedagem, transporte, destinos, provedores de serviços, consultores e operadores de viagens, organizadores de eventos e influenciadores/jornalistas de viagens LGBTQ+ friendly. A associação ainda dá direito a criação de perfil na plataforma da IGLTA com informações sobre destinos e inclusão de eventos no calendário LGBT+ para promoção.

“Estamos muito satisfeitos com a decisão da Embratur de renovar sua associação à IGLTA, reafirmando seu compromisso com o turismo LGBTQ+ no Brasil. Ao comemorarmos nossa Convenção Global de 40 anos em Porto Rico, a participação ativa da Embratur enriquece o impacto da convenção, promovendo inclusão, visibilidade e aceitação na indústria do turismo. O status de liderança do Brasil como um destino LGBTQ+ brilha através do envolvimento da Embratur, ampliando nossos objetivos compartilhados para um mundo mais inclusivo para todos”, afirmou o CEO da Associação, John Tanzella.

De acordo com a Gay Travel Index 2023, de março de 2023, o Brasil hoje ocupa a 35ª posição no Ranking de países seguros para locais e turistas LGBT+, atrás do Uruguai, Argentina, Colômbia, Chile e Cuba.

 

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.