GOVERNANÇA

Turismo é tema de debate no XI Fórum Jurídico de Lisboa

Presidente da Embratur, Marcelo Freixo, destacou a importância do setor para o desenvolvimento do Brasil, principalmente para fomentar a geração de emprego e renda
Fernando Piçarra
Marcelo Freixo aproveitou o encontro para explicar as ações de trabalho que estão sendo desenvolvidas nestes quase seis meses à frente da Embratur

28/06/2023 – “A cadeia produtiva do turismo é de grande importância para o desenvolvimento do Brasil, é solução para a geração de emprego em uma atividade que induz a sustentabilidade ambiental”, afirmou o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, durante discurso no XI Fórum Jurídico de Lisboa, realizado em Portugal nesta quarta-feira (28). Neste ano, o tema do evento foi “Governança e Constitucionalismo Digital”, e a mesa de debate foi sobre “Turismo, infraestrutura, governança e perspectivas”.

Freixo aproveitou o encontro para explicar as ações de trabalho que estão sendo desenvolvidas nestes quase seis meses à frente da Agência. “Montamos uma equipe técnica qualificada, com experiência no mercado do turismo nacional e internacional, focada em projetos de inovação e inteligência de dados. Ou seja, estamos focados em resultados, de forma que o setor de turismo seja uma ferramenta tripartite de fomento socioeconômico para o país, seja para o governo federal, como também para os governos estaduais e municipais”, destacou. 

Marcelo Freixo explicou ainda como irá funcionar o protocolo de intenções que foi assinado nesta semana entre a Nest e o EmbraturLAB, centros de inovação no turismo com sede em Portugal e do Brasil, que juntos vão trabalhar em estratégias de impulsionamento de startups turísticas, e falou da parceria assinada nesta semana com o Google, que vai auxiliar na capacitação de 30 mil agências de viagens brasileiras por meio de intercâmbio de dados. O presidente da Embratur reforçou que o setor turístico não é só negócios.

“O turismo é um desafio civilizatório. O mundo pode ficar melhor se a gente investir no turismo. As experiências humanas que o turismo possibilita, mais que os seus negócios, pode sim transformar esse mundo em um mundo melhor”. 

O ex-presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo, destacou o trabalho da equipe da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo. “Essa é a melhor gestão que a Embratur poderia ter”, enfatizou durante o encontro. 

O evento ocorreu durante três dias, encerrando nesta quarta (28), e foi organizado pelo Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP), pelo Instituto de Ciências Jurídico-Políticas da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (ICJP) e pelo Centro de Inovação, Administração e Pesquisa do Judiciário da FGV Conhecimento (CIAPJ/FGV). Entre os participantes do painel sobre turismo estavam a ministra do Turismo, Daniela Carneiro; o deputado federal, Felipe Carreras; o secretário de Turismo da Bahia, Luís Maurício Bacellar; o diretor de Assuntos Governamentais da Azul, Fábio Campos, e Guilherme Sampaio, diretor da agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

 

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.