28/06/2023 – “A cadeia produtiva do turismo é de grande importância para o desenvolvimento do Brasil, é solução para a geração de emprego em uma atividade que induz a sustentabilidade ambiental”, afirmou o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, durante discurso no XI Fórum Jurídico de Lisboa, realizado em Portugal nesta quarta-feira (28). Neste ano, o tema do evento foi “Governança e Constitucionalismo Digital”, e a mesa de debate foi sobre “Turismo, infraestrutura, governança e perspectivas”.
Freixo aproveitou o encontro para explicar as ações de trabalho que estão sendo desenvolvidas nestes quase seis meses à frente da Agência. “Montamos uma equipe técnica qualificada, com experiência no mercado do turismo nacional e internacional, focada em projetos de inovação e inteligência de dados. Ou seja, estamos focados em resultados, de forma que o setor de turismo seja uma ferramenta tripartite de fomento socioeconômico para o país, seja para o governo federal, como também para os governos estaduais e municipais”, destacou.
Marcelo Freixo explicou ainda como irá funcionar o protocolo de intenções que foi assinado nesta semana entre a Nest e o EmbraturLAB, centros de inovação no turismo com sede em Portugal e do Brasil, que juntos vão trabalhar em estratégias de impulsionamento de startups turísticas, e falou da parceria assinada nesta semana com o Google, que vai auxiliar na capacitação de 30 mil agências de viagens brasileiras por meio de intercâmbio de dados. O presidente da Embratur reforçou que o setor turístico não é só negócios.
“O turismo é um desafio civilizatório. O mundo pode ficar melhor se a gente investir no turismo. As experiências humanas que o turismo possibilita, mais que os seus negócios, pode sim transformar esse mundo em um mundo melhor”.
O ex-presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo, destacou o trabalho da equipe da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo. “Essa é a melhor gestão que a Embratur poderia ter”, enfatizou durante o encontro.
O evento ocorreu durante três dias, encerrando nesta quarta (28), e foi organizado pelo Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP), pelo Instituto de Ciências Jurídico-Políticas da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (ICJP) e pelo Centro de Inovação, Administração e Pesquisa do Judiciário da FGV Conhecimento (CIAPJ/FGV). Entre os participantes do painel sobre turismo estavam a ministra do Turismo, Daniela Carneiro; o deputado federal, Felipe Carreras; o secretário de Turismo da Bahia, Luís Maurício Bacellar; o diretor de Assuntos Governamentais da Azul, Fábio Campos, e Guilherme Sampaio, diretor da agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).