GOVERNANÇA
Turismo é tema de debate no XI Fórum Jurídico de Lisboa
Presidente da Embratur, Marcelo Freixo, destacou a importância do setor para o desenvolvimento do Brasil, principalmente para fomentar a geração de emprego e renda

28/06/2023 – “A cadeia produtiva do turismo é de grande importância para o desenvolvimento do Brasil, é solução para a geração de emprego em uma atividade que induz a sustentabilidade ambiental”, afirmou o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, durante discurso no XI Fórum Jurídico de Lisboa, realizado em Portugal nesta quarta-feira (28). Neste ano, o tema do evento foi “Governança e Constitucionalismo Digital”, e a mesa de debate foi sobre “Turismo, infraestrutura, governança e perspectivas”.
Freixo aproveitou o encontro para explicar as ações de trabalho que estão sendo desenvolvidas nestes quase seis meses à frente da Agência. “Montamos uma equipe técnica qualificada, com experiência no mercado do turismo nacional e internacional, focada em projetos de inovação e inteligência de dados. Ou seja, estamos focados em resultados, de forma que o setor de turismo seja uma ferramenta tripartite de fomento socioeconômico para o país, seja para o governo federal, como também para os governos estaduais e municipais”, destacou.
Marcelo Freixo explicou ainda como irá funcionar o protocolo de intenções que foi assinado nesta semana entre a Nest e o EmbraturLAB, centros de inovação no turismo com sede em Portugal e do Brasil, que juntos vão trabalhar em estratégias de impulsionamento de startups turísticas, e falou da parceria assinada nesta semana com o Google, que vai auxiliar na capacitação de 30 mil agências de viagens brasileiras por meio de intercâmbio de dados. O presidente da Embratur reforçou que o setor turístico não é só negócios.
“O turismo é um desafio civilizatório. O mundo pode ficar melhor se a gente investir no turismo. As experiências humanas que o turismo possibilita, mais que os seus negócios, pode sim transformar esse mundo em um mundo melhor”.
O ex-presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo, destacou o trabalho da equipe da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo. “Essa é a melhor gestão que a Embratur poderia ter”, enfatizou durante o encontro.
O evento ocorreu durante três dias, encerrando nesta quarta (28), e foi organizado pelo Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP), pelo Instituto de Ciências Jurídico-Políticas da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (ICJP) e pelo Centro de Inovação, Administração e Pesquisa do Judiciário da FGV Conhecimento (CIAPJ/FGV). Entre os participantes do painel sobre turismo estavam a ministra do Turismo, Daniela Carneiro; o deputado federal, Felipe Carreras; o secretário de Turismo da Bahia, Luís Maurício Bacellar; o diretor de Assuntos Governamentais da Azul, Fábio Campos, e Guilherme Sampaio, diretor da agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
Notícias recentes
Presidente da Embratur negocia na Câmara dos Deputados benefício fiscal para setor do turismoAVISO DE ABERTURA DE SESSÃO PÚBLICA DE SERVIÇOS DE PUBLICIDADE – EMBRATUR/GPPMD nº 02/2022
Joinville (SC) será o próximo destino de capacitação da Embratur
Embratur, GRU Airport e Condor debatem retorno de voos Alemanha-Brasil
Conectividade em alta: Embratur participa de lançamento da Jetsmart de voos Brasil-Chile e Brasil-Argentina
Embratur participa do 4º Fórum CLIA Brasil 2022
Em Guayaquil, Embratur se reúne com associações para criar oportunidades de negócios
Morro de São Paulo (BA) é o próximo destino do workshop da Embratur
Roadshows pela Europa: Embratur inicia ciclo de rodada de negócios
Gestores de turismo de Recife (PE) recebem capacitação para promover turismo internacional
Ver mais notícias