29/06/2023 – A Embratur oficializou nesta sexta-feira (30) o retorno ao quadro de membros da Associação de Operadoras de Turismo dos Estados Unidos (USTOA), após quatro anos de afastamento. A filiação à entidade possibilita ao Brasil a reconexão com as empresas de turismo do principal mercado emissor de turistas. “Representa a retomada da confiança do mercado internacional do turismo com o Brasil, reflexo do trabalho profissional e engajado em reconstruir a imagem de nosso país”, destaca o presidente da Embratur, Marcelo Freixo.
“Retornar à USTOA é parte central de nossa estratégia para ampliar a comercialização de destinos brasileiros nos EUA. Temos uma diversidade ampla de produtos novos que estamos trabalhando para promover, e atendem a diversos segmentos e nichos que possuem forte apelo no mercado fomentando, assim, a ampliação da conectividade entre os dois países”, completou o presidente da Embratur.
A USTOA foi fundada em 1972 e atualmente é representada por mais de 140 empresas e mais de 650 fornecedores (DMCs, Institutos de Turismo, hotéis e companhias aéreas) ao redor do mundo que vendem, anualmente, cerca de US$16 bilhões em viagens. “A USTOA se orgulha em ter a Embratur de volta como membro associado. Por meio do seu conhecimento e experiência será possível, junto aos membros ativos, a criação de programas para o Brasil que serão, posteriormente, comercializados no mercado norte-americano”, ressalta o presidente da USTOA, Terry Dale.
Aos associados da USTOA é dado o acesso às maiores operadoras e agentes de viagens dos EUA, além da participação em eventos exclusivos. A Embratur terá acesso a ferramentas de comunicação interna sobre produtos, destinos e serviços turísticos brasileiros, aumentando a visibilidade das ações de comercialização do Brasil.
A relação de benefícios de ser membro da USTOA é extensa. Entre eles, estão a participação no Congresso da Associação; acesso a seminários, workshops e pesquisas; participação com tarifas reduzidas na Conferência Anual e Rodada de Negócios, e estreitamento do relacionamento com agentes importantes do mercado.
Mercado prioritário
A aliança entre Embratur e USTOA vem acompanhada de um conjunto de ações estratégicas da Agência nos Estados Unidos. Ela ocorre às vésperas do lançamento da campanha publicitária que a Agência irá promover nos Estados Unidos – prevista para o mês o segundo semestre deste ano – e logo após a realização de uma press trip com comunicadores norte-americanos em destinos turísticos de Minas Gerais. Neste ano, a Embratur já participou de duas feiras de turismo nos EUA, a Seatrade e a Routes, especializadas em cruzeiros marítimos e fluviais, e companhias aéreas. No segundo semestre deste ano, a Agência participa da IMEX America, em Las Vegas, EUA, entre os dias 17 a 19 de outubro, e da NYITS, em Nova York, EUA, entre os dias 26 a 28 de outubro.
Os Estados Unidos aparecem em segundo lugar no ranking de países que mais enviam turistas estrangeiros ao Brasil, atrás somente da Argentina. Em 2019, último ano com comportamento normal de visitantes antes da pandemia, quase 600 mil norte-americanos visitaram cidades brasileiras. Somente nos primeiros quatro meses de 2023, mais de 225 mil já vieram ao Brasil.
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.