30/06/2023 – Três jornalistas da Argentina e uma influenciadora digital do Chile estão no Pará participando de uma press trip para conhecer os principais atrativos do estado, num roteiro que passa pela capital Belém, e os municípios de Salvaterra e Soure, na Ilha de Marajó. A press trip é organizada pela Embratur, em parceria com o Sebrae, com o apoio da Secretaria de Turismo do Pará, e convidou repórteres especializados em turismo dos veículos Agência Télam, Agência Inter Press Service (IPS), Canal Doce e Rádio Mitre, todos da Argentina. Também participa da viagem a influenciadora chilena Victoria Ansaldo, do canal @octaviaviajando.
“Com a escolha de Belém como sede da COP-30, em 2025, os olhos do mundo estão na capital paraense. Começar a promover o turismo no Pará hoje é parte da estratégia de nos preparar para receber esse grande evento. O turismo é a atividade econômica central da mudança no modelo de desenvolvimento que o Brasil vai mostrar ao mundo, pois leva à conservação e restauração da nossa natureza, gerando mais empregos e oportunidades com a natureza preservada em vez de devastada”, destacou Marcelo Freixo, presidente da Embratur.
“O turismo de natureza é um dos segmentos turísticos mais importantes do estado do Pará. As riquezas naturais das regiões paraenses compõem grande parte dos atrativos turísticos do estado. Portanto, mostrá-los a veículos especializados de países da América Latina é um passo importante para consolidar Belém como uma sede relevante para a Cop 30”, afirmou o secretário de Turismo do Pará, Eduardo Costa.
O presidente do Sebrae, Décio Lima, destaca que o Turismo é um dos segmentos da economia que agrega dezenas de atividades e com alto potencial de geração de emprego e que isso passa, necessariamente, pelos microempreendedores individuais (MEI) e micro e pequenas empresas. “Os pequenos negócios representam cerca de 90% das empresas que atuam nessa área e o Sebrae trabalha para que esses empreendedores continuem sendo um dos caminhos para a redução da pobreza no país e geração de emprego. O Pará está no centro das atenções e oferece um turismo de experiência único no mundo e os pequenos negócios fazem parte disso, pois sabem da importância da sustentabilidade e da preservação da Amazônia para o bom desempenho das suas empresas e manutenção do turismo local”, ressalta.
A programação começou na última quarta-feira (28) e vai até o domingo (2). No primeiro dia, o grupo ficou em Belém e conheceu o Theatro da Paz, o Mercado Ver-o-Peso, e fez um city tour pela Cidade Velha, o Complexo Feliz Lusitânia, que abriga a Catedral da Sé, Museu de Arte Sacra, Casa das Onze Janelas, Forte do Castelo e Museu do Encontro. Nesta quinta, a programação seguiu à Ilha de Marajó, onde os comunicadores conheceram a Praia do Pesqueiro, realizaram city tour na Comunidade do Pesqueiro e uma visita à Praia do Céu com passeio de canoa regional.
Ao longo dos próximos dias, a programação explorou o centro histórico dos municípios da Ilha, e atrativos turísticos de natureza, como a Reserva Extrativista Marinha de Soure, na Praia da Barra Velha, unidade de conservação brasileira de uso sustentável da natureza. Há também trilhas ecológicas na Unidade Rural Açaí Nativo (UTRAN), visita às ruínas da igreja dos Jesuítas e ao mirante natural sobre as falésias. Durante todos os dias da programação há almoços e jantares em que os visitantes são apresentados à diversidade da culinária local.
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.