DESENVOLVIMENTO

Embratur e ApexBrasil reforçam parceria para promover o turismo estrangeiro no Brasil

Os presidentes Marcelo Freixo e Jorge Viana conversaram sobre futuras ações para atrair mais viajantes internacionais e reforçar os negócios brasileiros no exterior
Renato Vaz/Embratur
Presidente da Embratur, Marcelo Freixo, ainda destacou para o presidente da Apex, Jorge Viana, que no mês de maio o turismo internacional teve um registro histórico, com a entrada em nossa economia de US$ 567 milhões com o gasto de turista estrangeiro.

04/07/2023 – “O turismo também é exportação”, afirmou o presidente Embratur, Marcelo Freixo, durante reunião, nesta terça-feira,(4), com o presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), Jorge Viana. As duas agências reforçaram a parceria entre as agências, que busca promover o turismo brasileiro internacionalmente e os negócios brasileiros no exterior. 

No encontro, Freixo apresentou dados que apontam uma recuperação do turismo brasileiro a patamares de pré-pandemia. O presidente da Embratur ainda destacou que no mês de maio o turismo internacional teve um registro histórico, com a entrada em nossa economia de US$ 567 milhões (cerca de R$ 2,7 bilhões) com o gasto de turista estrangeiro. O valor é o maior da série histórica, que começou em 1998, e aponta para um importante crescimento do turismo internacional em 2023: de janeiro a maio, os estrangeiros gastaram no Brasil US$ 2,721 bilhões (quase R$ 13 bilhões), valor 36% maior que os US$ 2 bilhões que entraram no país no mesmo período de 2022. 

Os dados apontam para a recuperação do turismo a patamares de pré-pandemia: em 2019, os turistas deixaram em nosso país um valor ligeiramente menor, US$ 2,701 bilhões. “A gente quer que o mundo visite o Brasil. Nós temos muitos destinos, e turismo é emprego na veia. E trabalhar em parceria com a Apex é muito importante para que a gente tenha mais estrutura e traga mais gente para o nosso país”, disse o presidente Marcelo Freixo. 

Para o presidente da ApexBrasil, é necessário aumentar ainda mais o fluxo de turistas estrangeiros no Brasil e isso pode ser feito através de parcerias como a da Apex e da Embratur. “O turismo é uma indústria, é serviço. E nós vamos firmar aqui uma parceria para que a Embratur esteja conosco, fazendo mais de mil eventos no mundo inteiro, trabalhando na promoção do Brasil e na atração de investimentos através da vinda de turistas de outros países. Junto com as pessoas, chegam os negócios”, afirmou Jorge Viana.

 

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.