04/07/2023 – O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, recebeu nesta terça-feira (4) representantes do trade turístico do Brasil. Na pauta, a reforma tributária que está em tramitação no Congresso Nacional. O grupo buscou sensibilizar o presidente sobre os possíveis impactos da proposta no setor do turismo.
Marcelo Freixo ouviu com atenção a apresentação do grupo de empresários do segmento. “Vamos trabalhar para ampliar o entendimento da força do turismo para o desenvolvimento socioeconômico do nosso país”, destacou o presidente da Agência, que detalhou ainda para o grupo alguns resultados alcançados nos primeiros seis meses da nova gestão da Embratur. “Apenas em maio, os turistas estrangeiros deixaram em nosso país nada menos que US$ 567 milhões”
O presidente executivo da Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp), Gervásio Tanabe, apresentou projeções sobre a atual proposta apresentada na Câmara dos Deputados, apontando um aumento de carga tributária do setor. “A proposta que foi apresentada pode aumentar a carga tributária do setor de Turismo e Eventos e inviabilizar a competitividade internacional do Brasil no setor”.
O desenvolvimento da indústria de viagens e a atração de mais turistas estrangeiros para o país também estiveram em pauta no encontro. Também presente na reunião, o diretor de relações internacionais da CLIA Brasil (Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos), Flávio Peruzzi, que ressaltou a relação próxima e o diálogo constante entre Embratur e o trade do Turismo.
“Estamos muito felizes com esse salto de qualidade que a Embratur tem promovido. Estamos vendo em meses esse ganho em números de turistas. Em nome do trade, de todo o setor da cadeia transversal do turismo, a gente fica muito feliz em saber que a Embratur está em um ótimo caminho, e o trade está aí para apoiar essa parceria com a Embratur”, disse Peruzzi.
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.