CAPACITAÇÃO
Embratur qualifica pequenas empresas de turismo do sul da Bahia
Evento é realizado em parceria com o Sebrae, e tem como objetivo visitar os 27 estados brasileiros para orientar os parceiros regionais como atrair o turista internacional

05/07/2023 – Orientações para tornar os serviços turísticos brasileiros prontos para atender o mercado internacional. Esse foi o programa do primeiro Workshop Conexão Embratur, realizado nesta terça-feira (4), em Trancoso (BA). O encontro, fruto de uma parceria com o Sebrae Nacional, contou com a presença de cerca de 60 empresários, lideranças, hoteleiros e representantes de associações do trade turístico de cidades baianas, como Porto Seguro e distritos, incluindo Arraial d’Ajuda, Trancoso e Caraíva.
A ideia é que, ao longo do ano, o Conexão Embratur passe por todos os estados brasileiros. “Quase todo o trade turístico brasileiro é formado por micro, pequenas e médias empresas, e esse trabalho em parceria com o Sebrae é fundamental para garantir que esses serviços que atendem o turista estrangeiro tenham acesso ao que há de mais eficiente em gestão, estratégia e sustentabilidade. A equipe ainda apresenta dados sobre os mercados estratégicos e as tendências mundiais, de forma que os nossos destinos estejam capacitados a oferecer serviços de excelência”, enfatiza o presidente da Agência, Marcelo Freixo.
“O Sebrae está ao lado dos pequenos negócios e usa toda sua expertise e capilaridade para ajudar a impulsionar o Turismo no país. Sabemos que toda uma cadeia de pequenos negócios é beneficiada pelas atividades turísticas e quando preparamos esses empreendedores, geramos mais renda, emprego e contribuímos para o combate da miséria do país”, ressalta o presidente do Sebrae, Décio Lima.
Em Trancoso, a oficina está sendo realizada pela coordenadora de Cultura e Gastronomia da Embratur, Ana Paula Jacques, que destaca que o workshop é um momento estratégico da Agência para dialogar com o trade. “Nosso objetivo durante o encontro é contribuir para que esses destinos se preparem e se tornem mais competitivos, atraindo assim mais turistas internacionais e mais divisas para o país”, explicou.
Na apresentação desta terça, também foi mostrado ao trade a importância de valorizar a cultura local como fonte de turismo e renda – a equipe da Embratur demonstrou as maneiras de atrair os turistas por meio das propostas e história da região. E um dos atrativos da região é a gastronomia. A empresária Barbara Alves Figueiredo explica que o empreendimento da família atrai os turistas oferecendo o sabor original da culinária baiana.
“O nosso restaurante leva a tradição da nossa família, onde prezamos a gastronomia com insumos e produtos locais. Então, é isso que levamos para a mesa do cliente, uma verdadeira experiência gastronômica, e estamos expandindo para o serviços de eventos, seja casamentos ou corporativos”, disse Bárbara Figueiredo.
O próximo workshop Conexão Embratur, com parceria do Sebrae, será realizado no dia 17 de julho, em Belo Horizonte (MG).
Notícias recentes
Presidente da Embratur negocia na Câmara dos Deputados benefício fiscal para setor do turismoAVISO DE ABERTURA DE SESSÃO PÚBLICA DE SERVIÇOS DE PUBLICIDADE – EMBRATUR/GPPMD nº 02/2022
Joinville (SC) será o próximo destino de capacitação da Embratur
Embratur, GRU Airport e Condor debatem retorno de voos Alemanha-Brasil
Conectividade em alta: Embratur participa de lançamento da Jetsmart de voos Brasil-Chile e Brasil-Argentina
Embratur participa do 4º Fórum CLIA Brasil 2022
Em Guayaquil, Embratur se reúne com associações para criar oportunidades de negócios
Morro de São Paulo (BA) é o próximo destino do workshop da Embratur
Roadshows pela Europa: Embratur inicia ciclo de rodada de negócios
Gestores de turismo de Recife (PE) recebem capacitação para promover turismo internacional
Ver mais notícias