ECONOMIA

Presidente da Embratur negocia na Câmara dos Deputados benefício fiscal para setor do turismo

Marcelo Freixo articula para que Turismo e Eventos seja incluída na lista dos setores que terão a carga tributária reduzida

Pixabay
Marcelo Freixo se reúne com líderes líderes de bancadas da Câmara de Deputados para solicitar que o setor de Turismo e Eventos seja incluído na lista dos segmentos da economia que terão a carga tributária reduzida

05/07/2023 – O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, se reúne nesta quarta-feira (5) com líderes líderes de bancadas da Câmara de Deputados para solicitar que o setor de Turismo e Eventos seja incluído na lista dos segmentos da economia que terão a carga tributária reduzida, em caso de aprovação da proposta de reforma tributária, que pode ser votada ainda nesta semana no Congresso. 

Freixo acolheu um pedido de representantes do trade turístico do Brasil, que apresentaram nesta terça (4), em uma reunião na sede da Embratur, projeções sobre o impacto da aprovação do projeto. O grupo de empresários apontou que o atual texto da reforma vai provocar um aumento da carga tributária no setor. 

“Vamos trabalhar para ampliar o entendimento da força do turismo para o desenvolvimento socioeconômico do nosso país. O turismo é a indústria verde do século 21, já gera 7 milhões de empregos e vai gerar muito mais nos próximos anos”, destacou Freixo, na reunião com os empresários.

“O turismo internacional é entendido no mundo como um item de exportação de serviços. Nos cinco primeiros meses de 2023 garantiu US$2,7 bilhões de entrada de dólares. É, por exemplo, o mesmo desempenho que a venda ao exterior do nosso café, o terceiro principal produto da pauta de exportações do agronegócio no país, atrás apenas da soja e do milho. Eu tenho convicção de que um tratamento diferenciado, como tem a agricultura, vai ajudar nosso turismo a ser ainda muito mais relevante em nossa economia”, destacou Freixo na reunião com os empresários.